Mães e avós nos ensinam a comer tudo que está no prato, mas, se a tendência é que a porção seja cada vez maior, o conselho pode provocar efeitos indesejados, como a epidemia de obesidade nos Estados Unidos. Para contornar o problema e ajudar a reduzir a fome no mundo e o desperdício de comida, foi fundada a iniciativa Halfsies. A ideia é que o comensal possa, em restaurantes conveniados, receber meia porção no prato mas pagar o preço total da refeição, sabendo que parte do valor será doada a instituições que atuam para reduzir a fome no mundo. O slogan da iniciativa é “go halfsie”, ou “vá de meia”.
A Halfsies lembra que o problema é relativamente recente. Hoje 66% dos americanos são considerados obesos ou acima do peso – em 1970 eram 47%. Um hambúrguer adicionava 333 calorias à dieta do comensal há vinte anos; hoje o mesmo item equivale a 590 calorias. Ao mesmo tempo, 40% da comida produzida nos EUA hoje não chega a ser consumida e os alimentos descartados ou deixados nos campos para apodrecer equivalem a 350 milhões de barris de petróleo por ano – 70 vezes o volume que vazou da plataforma da British Petroleum no Golfo do México. Enquanto isso, cerca de 925 milhões de pessoas passam fome ao redor do mundo.
A iniciativa ainda está em desenvolvimento, mas a Halfsies espera despertar o interesse de restaurantes e consumidores e angariar fundos com a opção pela meia-porção: 60% da receita irá para ONGs do mesmo local dos restaurantes conveniados e 30% para ONGs globais atuando contra a pobreza e a fome. Mais informações em gohalfsies.com.