Estão abertas as inscrições para o Congresso Mundial ICLEI 2012, que pela primeira vez será realizado na América Latina. O evento, que acontecerá entre os dias 14 e 17 de junho, será sediado pela cidade de Belo Horizonte (MG) e realizado com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, associação global de governos locais comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Entre outras duas frentes de atuação, o ICLEI representa oficialmente governos locais perante as Nações Unidas em negociações internacionais sobre sustentabilidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.iclei.org/worldcongress2012.
Durante o Congresso, os membros do ICLEI – hoje cerca de 1200 governos locais – estarão reunidos para apresentar e trocar experiências e boas práticas na gestão sustentável de cidades, e avaliar suas ações ao longo dos últimos anos para discutir estratégias futuras. Os principais temas da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, que acontecerá na semana seguinte ao Congresso (20 a 22 de junho), no Rio de Janeiro, serão traduzidos em Belo Horizonte para as realidades locais, incluindo um enfoque sobre a Economia Urbana Verde e a Governança Local para o Desenvolvimento Sustentável.
Outros temas abordados pelo Congresso incluem Utilização Eficiente de Recursos; Biodiversidade Urbana, Comunidades de Baixo Carbono, Comunidades Resilientes, entre outros. O encontro oferecerá também oportunidades de aprendizado com especialistas e estrategistas globais, e é considerado uma instância preparatória dos governos locais para Rio+20.
O evento contará com a presença de Prefeitos e Vereadores, entre outras autoridades e representantes técnicos de governos locais de diversos países, além de parceiros, Organizações Internacionais, Estrategistas Globais, Empresários, Acadêmicos e ONGs.
Sobre o ICLEI
O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, fundado originalmente como ICLEI – Internacional Council for Local Environmental Initiatives (Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais) desenvolve e gerencia diversas campanhas e programas que abordam questões de sustentabilidade e protegem bens comuns globais (como a qualidade do ar, clima e água), fazendo a ligação entre a ação local e as metas e objetivos de acordos internacionais. No papel de agência ambiental e de desenvolvimento sustentável internacional para governos, o ICLEI oferece informações e treinamento, além de organizar conferências com o objetivo de promover o intercâmbio entre cidades e constituir redes, também executa pesquisas e projetos-piloto, além de prestar serviços técnicos e consultoria.