Prata da casa
Investimento privado, impacto público
Em meio a crises econômico- financeiras e orçamentos apertados, serviços sociais podem ficar em segundo plano, principalmente quando não são considerados prioritários, como os preventivos. Uma solução está em teste na Inglaterra. São os chamados bônus de impacto social, instrumentos financeiros que levantam recursos privados para a execução de serviços sociais com foco em resultados práticos.
O primeiro bônus de impacto social foi lançado em 2010 para gerar recursos para um programa com vistas a diminuir a taxa de reincidência entre os prisioneiros recém-libertados de uma penitenciária nas proximidades de Londres. Investidores privados subscreveram 5 milhões de libras esterlinas e o programa está curso. O governo britânico só desembolsará dinheiro para recompensar os investidores se a taxa de reincidência entre os prisioneiros cair pelo menos 7,5% em relação a outras penitenciárias britânicas.
Há quem defenda que o modelo permite a inovação social ao dar mais liberdade aos executores de políticas públicas, além de oferecer alternativas de investimento para fundações filantrópicas e outros investidores interessados em causas sociais. Na prática, os bônus significam a transferência do risco da execução de serviços sociais do governo para o setor privado.
Mais a respeito das vantagens e desvantagens dos bônus no post “Inovação financeira com resultados sociais?“.
Mundo afora
MURAIS VIRTUAIS
Quem não cansa de acumular perfis em redes sociais não pode ficar de fora dessa: o Pinterest.com. O site (em que é preciso ser convidado para participar) é formado todo por murais de imagens com fotos, ilustrações e referências coletadas na internet. Dá para fazer buscas temáticas ou personalizadas. A ideia é compartilhar coisas de que você gosta, mas que não são sobre você diretamente. Por isso, as postagens fogem das autopromoções excessivas de férias e festas que se costumam postar no Facebook… A rede teve crescimento exponencial em poucos meses – só entre setembro e dezembro de 2011 foi de 429% – e hoje tem cerca de 10,4 milhões de usuários cadastrados.
TV DOS POVOS
Um dos canais (literalmente) de difusão de informação e que se prepara para o debate na Rio+20 é a TV Cúpula dos Povos. Nela estão vídeos produzidos pela equipe e parceiros do grupo da sociedade civil que vai se reunir paralelamente ao encontro dos chefes de Estado promovido pelas Nações Unidas. Entre as produções está a do Movimento Xingu Vivo para Sempre, que mostra as famílias de Altamira (PA) despejadas em razão do barramento do Rio Xingu, e um da Cúpula da Terra, a Rio 92.
Vale o click
UM INFOGRÁFICO POR DIA
Abra todos os dias o site DailyInfographic.com para encontrar conhecimento em forma de infográficos didáticos
e criativos, elaborados por
uma equipe dedicada de programadores visuais.
Conheça desde a evolução dos vírus dos computadores até o comportamento dos usuários da internet e como se livrar da acne.
TRANSPARÊNCIA NAS ONGS
Na luta contra a criminalização da imagem do Terceiro Setor
– devido a casos de corrupção
na política –, a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong) criou
o projeto “Transparência e legitimidade das organizações
da sociedade civil” e um hotsite sobre o tema. Nele está uma pesquisa com objetivo de ampliar a compreensão sobre práticas
de transparência e prestação de contas das ONGs.
ARTE, AMBIENTE E MAIS
Apesar do nome, o environmentalgraffiti.com, tem mais que arte e meio ambiente. Apresenta conteúdos que recebe de colaboradores – e paga por isso. A boa seleção traz desde fotos engraçadas e belas até notícias sobre cidades, tecnologia, esportes radicais e ciência. Também dá dicas de design, como a cerca feita de pranchas de snowboard (foto).