Termina em breve o prazo de inscrições de atividades culturais e educativas para participar da segunda edição da Virada Sustentável, que acontece nos dias 2 e 3 de junho em São Paulo.
Artistas, oficineiros, escolas, universidades e demais organizações da sociedade civil, nos âmbitos social, cultural e ambiental têm até o dia 4 de maio para aderirem à segunda edição da Virada Sustentável, que acontece na capital paulista no fim de semana dos dias 2 e 3 de junho, pouco antes das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).
A proposta é envolver os diversos segmentos da sociedade, procurando conscientizar a população a partir de uma abordagem alegre e inspiradora sobre os temas da sustentabilidade: inclusão social, meio ambiente, diversidade, direitos humanos, mudanças climáticas, mobilidade urbana, lixo, qualidade de vida, consumo consciente, dentre outros.
Para a inscrição, os interessados devem baixar a “Carta de Adesão” no site www.viradasustentavel.com e encaminhar ao e-mail adesoes@viradasustentavel.com .
Serão priorizadas as atividades que tiverem caráter educativo sobre o tema e utilizem linguagem artística (teatro, música, cinema e artes plásticas) ou lúdica (oficinas, gincanas, concursos culturais etc) para conscientizar e mobilizar as pessoas.
O conteúdo das propostas será analisado pelo Conselho Curador e pela equipe da organização da Virada Sustentável, que disponibilizará espaços, divulgação e, em alguns casos, estrutura técnica para as atividades e atrações.
Sobre a Virada Sustentável
A Virada Sustentável tem o objetivo de ampliar a informação sobre sustentabilidade a partir de uma abordagem mais positiva para a população, usando a arte e a cultura como principais ferramentas de conscientização.
A primeira edição aconteceu nos dias 4 e 5 de junho de 2011, com o seguinte balanço:
– 500 mil participantes
– 482 atrações
– 78 espaços espalhados pela cidade, como os parques do Ibirapuera, Villa-Lobos e da Água Branca, Pinacoteca do Estado, MIS, MAM, Mercado Público, MuBe, dentre outros
– 1.127 artistas e oficineiros
– 39 organizações da sociedade civil, como Greenpeace, WWF, SOS Mata Atlântica, Fundação Getulio Vargas, Instituto Akatu, Cidade Escola Aprendiz etc
– 27 toneladas de lixo eletrônico recolhidas
– 54 mil livros infantis com temas sobre sustentabilidade doados
– 9 empresas patrocinadoras.