Prata da Casa
Mudança climática em jogo
Dá para brincar com um assunto tão sério quanto o aquecimento global? Não só é possível, como existe um jeito eficiente de fazer a gente se interessar pelo tema. Foi
o que fizeram as empresas participantes da Plataforma Empresas pelo Clima, do GVces.
Em uma oficina para discutir a importância da articulação entre o meio empresarial, foi apresentado o “Celsius – o jogo do aquecimento global”. O objetivo do jogo é não deixar o termômetro da Terra aumentar 2 graus. Para isso, é preciso limpar todo o carbono do tabuleiro por meio de ações, como adoção de energias limpas ou regulamentação de leis.
Segundo Fabiano Onça, um dos responsáveis pelo jogo, a grande qualidade do lúdico é que a brincadeira “abre o coração e tira a defesa das pessoas”, por isso funciona para trazer entendimento a uma nova mensagem. “Desde criança, gostamos de brincar. Só que, no dia a dia, nós nos tornamos muito racionais e não damos espaço a esse prazer.” Fabiano é responsável pelo desenvolvimento de vários jogos educativos. Leia a matéria completa sobre a importância do lúdico para disseminar a mensagem da sustentabilidade no site de Página22. E assista ao vídeo gravado na oficina do EPC.
Mundo a fora
CIÊNCIA PARA O CÓDIGO FLORESTAL
Apesar de o debate sobre o novo Código Florestal ser tão polêmico que parece já ter abordado todos os aspectos possíveis, as vozes destoantes não cessam. Em fevereiro, 160 entidades ligadas ao Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável (que lançou o movimento Floresta Faz a Diferença) publicaram o documento Código Florestal e a Ciência: o que nossos legisladores ainda precisam saber. As 100 páginas trazem três anos de argumentação contrária às mudanças propostas. São resumos de estudos técnicos e análises sobre as condições e legislações de outros países que servem de exemplos. Os autores são mais de 50 pesquisadores de alto nível de entidades como Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do Ministério Público Federal. Acesse o documento pelo site da WWF.
DIA DO MEIO AMBIENTE
Todos os anos, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) escolhe um país para receber as celebrações do 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente (WED, em inglês). Este ano será o Brasil, já que as atenções estarão por aqui por causa da Rio+20 no mesmo mês. Para engrossar o caldo da discussão, o Pnuma lançou um site especial para a data. Tem conteúdo informativo sobre o tema deste ano (“Economia Verde: Ela te inclui?”), sobre o país-sede e suas iniciativas ambientais, além dos concursos promovidos pelo Pnuma e eventos que ocorrerão em todo o planeta em celebração ao WED.
O site também lança os vídeos e fotos dos Embaixadores da Boa Vontade, as pessoas e celebridades que participam ativamente do movimento. Na seção “Celebrar o WED”, é possível cadastrar iniciativas e atividades para a Semana do Meio Ambiente na agenda oficial.
Vale o Click
ARTE GOOGLADA
Ao ser lançado, o Google art Project foi uma grande sacada, por aproximar internautas de qualquer canto do mundo a 17 grandes museus por meio de um tour virtual. Em abril, ficou mais legal ainda, ao expandir o projeto para 151 museus, entre eles dois brasileiros: a Pinacoteca do estado e Museu de arte Moderna de são Paulo (MaM). o acervo virtual do Google já tem mais de 300 mil obras de 40 países.
MEMORIAL PARA MANDELA
Outra iniciativa interessante do Google foi o lançamento de um portal em homenagem ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela. Depois de um ano de trabalho entre a empresa e os arquivistas do Memorial (que existe também fora da internet), o site Archive.NelsonMandela.org reúne fotos, vídeos e vários documentos sobre a vida e as lutas que o líder travou contra o regime do apartheid.
REVISTA DA GALERA
Fruto de oficinas de jornalismo na ONG Casa do Zezinho, a revista Zzine é escrita por e para o público jovem do capão redondo, onde fica a ONG, junto com jornalistas experientes. Será trimestral e com edições impressas e disponíveis em PDF no site zzine.com.br. A ideia é “levar debates e assuntos que estão na boca dos jovens da periferia para o mundo”.[:en]Prata da Casa
Mudança climática em jogo
Dá para brincar com um assunto tão sério quanto o aquecimento global? Não só é possível, como existe um jeito eficiente de fazer a gente se interessar pelo tema. Foi o que fizeram as empresas participantes da Plataforma Empresas pelo Clima, do GVces.
Em uma oficina para discutir a importância da articulação entre o meio empresarial, foi apresentado o “Celsius – o jogo do aquecimento global”. O objetivo do jogo é não deixar o termômetro da Terra aumentar 2 graus. Para isso, é preciso limpar todo o carbono do tabuleiro por meio de ações, como adoção de energias limpas ou regulamentação de leis.
Segundo Fabiano Onça, um dos responsáveis pelo jogo, a grande qualidade do lúdico é que a brincadeira “abre o coração e tira a defesa das pessoas”, por isso funciona para trazer entendimento a uma nova mensagem. “Desde criança, gostamos de brincar. Só que, no dia a dia, nós nos tornamos muito racionais e não damos espaço a esse prazer.” Fabiano é responsável pelo desenvolvimento de vários jogos educativos. Leia a matéria completa sobre a importância do lúdico para disseminar a mensagem da sustentabilidade no site de Página22. E assista ao vídeo gravado na oficina do EPC.
Mundo a fora
CIÊNCIA PARA O CÓDIGO FLORESTAL
Apesar de o debate sobre o novo Código Florestal ser tão polêmico que parece já ter abordado todos os aspectos possíveis, as vozes destoantes não cessam. Em fevereiro, 160 entidades ligadas ao Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável (que lançou o movimento Floresta Faz a Diferença) publicaram o documento Código Florestal e a Ciência: o que nossos legisladores ainda precisam saber. As 100 páginas trazem três anos de argumentação contrária às mudanças propostas. São resumos de estudos técnicos e análises sobre as condições e legislações de outros países que servem de exemplos. Os autores são mais de 50 pesquisadores de alto nível de entidades como Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do Ministério Público Federal. Acesse o documento pelo site da WWF.
DIA DO MEIO AMBIENTE
Todos os anos, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) escolhe um país para receber as celebrações do 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente (WED, em inglês). Este ano será o Brasil, já que as atenções estarão por aqui por causa da Rio+20 no mesmo mês. Para engrossar o caldo da discussão, o Pnuma lançou um site especial para a data. Tem conteúdo informativo sobre o tema deste ano (“Economia Verde: Ela te inclui?”), sobre o país-sede e suas iniciativas ambientais, além dos concursos promovidos pelo Pnuma e eventos que ocorrerão em todo o planeta em celebração ao WED.
O site também lança os vídeos e fotos dos Embaixadores da Boa Vontade, as pessoas e celebridades que participam ativamente do movimento. Na seção “Celebrar o WED”, é possível cadastrar iniciativas e atividades para a Semana do Meio Ambiente na agenda oficial.
Vale o Click
ARTE GOOGLADA
Ao ser lançado, o Google art Project foi uma grande sacada, por aproximar internautas de qualquer canto do mundo a 17 grandes museus por meio de um tour virtual. Em abril, ficou mais legal ainda, ao expandir o projeto para 151 museus, entre eles dois brasileiros: a Pinacoteca do estado e Museu de arte Moderna de são Paulo (MaM). o acervo virtual do Google já tem mais de 300 mil obras de 40 países.
MEMORIAL PARA MANDELA
Outra iniciativa interessante do Google foi o lançamento de um portal em homenagem ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela. Depois de um ano de trabalho entre a empresa e os arquivistas do Memorial (que existe também fora da internet), o site Archive.NelsonMandela.org reúne fotos, vídeos e vários documentos sobre a vida e as lutas que o líder travou contra o regime do apartheid.
REVISTA DA GALERA
Fruto de oficinas de jornalismo na ONG Casa do Zezinho, a revista Zzine é escrita por e para o público jovem do capão redondo, onde fica a ONG, junto com jornalistas experientes. Será trimestral e com edições impressas e disponíveis em PDF no site zzine.com.br. A ideia é “levar debates e assuntos que estão na boca dos jovens da periferia para o mundo”.