Há um novo jogo no Facebook em que não adianta só acumular pontos e moedinhas para ser um ganhador. É preciso respeitar os limites da natureza e o tempo de recomposição dos recursos naturais.
Chamada Amazon Alive, o game tem como cenário uma região isolada da Amazônia, com sua população ribeirinha. Foi criado em uma parceria entre a ONG WWF e a empresa QuePasa Games. Acesse em Facebook.com/amazonalive.
O jogador deve ajudar a comunidade a crescer de forma sustentável. Para isso, constrói cisternas, cooperativas de castanheiros, planta algodão, milho e arroz. Também pode reconectar o povo ao terminal portuário. É preciso, porém, cuidar do equilíbrio da oferta e demanda de recursos naturais, alimentos e vegetação e esperar que a natureza se recomponha. O crescimento populacional também deve ser controlado. Um grande povoamento pressionaria os recursos naturais, colocando em risco toda a cadeia sustentável.
Os indicadores de riqueza desta vila – e de sucesso no jogo – são moedas e pontuação em critério de qualidade de vida, energia e sustentabilidade. Para ganhá-los é preciso trabalhar, recolher os produtos das cooperativas, cobrar aluguel das casinhas e extrair as matérias-primas da floresta ou pescar.
O Amazon Alive é gratuito, mas ao comprar “eco créditos”, o jogador ganha vantagens. O dinheiro arrecadado vai para a WWF-Brasil. Assista ao jogo ao lado.