Como prévia para as discussões oficiais da Rio+20, o evento será baseado em simulações e discussões sobre sustentabilidade.
Nos dias 1, 2 e 3 de junho, das 8h às 17h, as Faculdades Integradas Rio Branco por iniciativa da Rio Branco Modelo Universitário de Negociações (RBMUN) – formada por alunos de graduação em Relações Internacionais – realizam o evento SP +20, no qual simulações de negociações com os temas relacionados aos propostos pela Rio +20 será o ponto principal, com a presença de convidados especiais, além de feiras e palestras abertas ao público.
A edição paulistana do evento faz parte do projeto “My City Plus” que acontece em diversas cidades do mundo com o apoio da UNESCO e da Peace Child International, e visa não só mobilizar a juventude, como também educá-la sobre as questões de desenvolvimento sustentável, incentivando o envolvimento e debate sobre o processo de negociação da Rio +20, além de capitalizar o potencial da juventude em liderar processos de desenvolvimento sustentável.
O SP+20 contará com 120 participantes, que representarão 20 delegações, cujas atividades deverão ser desenvolvidas em duplas, estimulando a interação e o trabalho em equipe nas simulações de negociações com os temas do evento mundial oficial que acontecerá no Rio de Janeiro.
Em paralelo às rodadas de discussão, acontecerão palestras gratuitas e abertas ao público, no intuito de aproximar as duas pontas da cadeia sustentável, com a presença de representantes da Pirelli, Ecoar, Sabesp, CETESB, além de convidados especiais do National Geographic e Discovery Channel, entre outros. Durante os três dias também acontecerá a “Feira das Nações e da Sustentabilidade”.
Já a grade de programação que engloba as rodadas de discussões trabalhará com os quatro comitês: “Políticas de Desenvolvimento Regional, Local e Nacional”, “Trade and Green Economy, “Internalização das Normas do RIO +20, “Agências governamentais para sustentabilidade”
As seguintes temáticas serão a pauta dos debates: Agências governamentais para sustentabilidade e Governança ambiental, Comércio e Economia verde, Cidades Sustentáveis e Acordos Internacionais, e por fim, Políticas de Desenvolvimento com ação global, regional e local. Ao término dos debates os participantes deverão entregar um documento escrito que apresente os consensos e os meios para sua implementação.
Aberto ao público e estudantes de todas as faculdades, as inscrições e outras informações sobre a programação estão disponíveis no site
Investimento: R$ 20,00 – rodadas de discussão.
Palestras e Feira das Nações – entrada franca.
Sobre as Faculdades Integradas Rio Branco (FRB):