Seção WEB
PRATA DA CASA
Olhares pelo Rio
Convocada duas décadas após a Rio 92 – um divisor de águas nas relações internacionais envolvendo ambiente e desenvolvimento –, a Rio+20 atrai a atenção de olhares do mundo todo. A Cidade Maravilhosa será invadida por políticos, diplomatas, pesquisadores, empresários, ambientalistas e todo tipo de gente interessada em debater os rumos do mundo e do desenvolvimento sustentável. O que enxergamos com essa coalizão de pessoas, sentidos e ideias reunidos em um mesmo lugar por uma mesma causa?
Página22 preparou uma cobertura especial para a Conferência da ONU. Em parceria com o Instituto Democracia e Sustentabilidade e o Observatório de Favelas, publicaremos diariamente em nosso site uma documentação visual da atmosfera do Rio durante a Conferência, registrada pelo time de fotógrafos da Agência Escola Imagens do Povo.
A agência é formada por moradores de comunidades cariocas que recebem cursos profissionalizantes em fotografia de nomes experientes da área, como João Roberto Ripper. Para esses alunos, a fotografia é mais que documento de informação. É arte e ferramenta para trabalhar com os direitos humanos. O projeto já expôs em locais como o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro e a Canning House, em Londres. Também já foram premiados, por exemplo, pelo Prêmio Cultura Nota 10, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, em 2004.
Mundo a fora
MAPA DO AMANHÃ
Para criar um mapa do que desejamos para nós e para as próximas gerações, as Nações Unidas e o Comitê Nacional Organizador da Rio+20 lançaram a campanha global “Eu sou nós”.
No site O Futuro Que Queremos é possível publicar fotos, vídeos e textos que incentivam o compartilhamento de ideias. Também há uma versão global, em inglês, no Future We Want. É uma forma de aproximar a população da Rio+20 e das decisões que serão tomadas durante o mês de junho, no Brasil.
O conteúdo será compilado em uma exposição na Cúpula dos Povos e um manifesto global assinado por “nós” será apresentado aos líderes mundiais durante a Conferência. O site, no entanto, receberá as sugestões até o fim do ano.
ANTENAS LIGADAS
O que não falta é gente a procura de informações sobre a Conferência da ONU. Desde que foi ao ar, o Radar+20 é um site essencial para quem quer saber de tudo sobre o evento.
A seção de notícias é atualizada todos os dias com as principais matérias da mídia brasileira sobre o assunto. O arquivo de contextualização é digno de livro de História. Traz a linha do tempo das discussões sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável entre as nações. E, para quem chega cru ao debate, nada de pânico. Há uma explicação dos conceitos de economia verde e governança, destaque na pauta da Conferência.
Vale o Click
TUDO ON-LINE
O portal Agenda Total foi feito para compilar todas as atividades e conteúdos que estão ocorrendo no Rio de Janeiro em junho. Funciona por autogestão dos grupos e usuários das agendas oficial da ONU e das paralelas. Além dos eventos, há notícias, chats, enquetes e uma área que funciona bem para jornalistas, em que é possível conferir postagens de documentos, vídeos, fotos, videoconferências e reuniões on-line.
PARA ESTUDAR
A Pró-Reitoria de Pós- Graduação da USP lançou um portal que reúne teses e dissertações de mestrado e doutorado relacionadas aos temas que serão tratados durante a Rio+20. Lá estão cerca de 1.300 trabalhos defendidos na instituição desde 1992, ano da Cúpula da Terra, ou Rio-92, que consagrou o debate do desenvolvimento sustentável no mundo.
PARTICIPAÇÃO
O portal Diálogos da Rio+20 é um fórum on-line e canal de participação da sociedade civil na Rio+20. O site abriga dez grupos de discussão sobre os temas da conferência Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável. Entre eles estão: oceanos, segurança alimentar e desemprego. O internauta cria seu perfil, assim como em uma rede social, e participa dos grupos que quiser, fazendo e avaliando propostas. As três mais votadas serão levadas aos chefes de Estado na conferência oficial da ONU.