No relatório anual das “melhores marcas verdes”, que a consultoria Interbrand publica pela segunda vez, uma surpresa para quem vê nos carros símbolos da insustentabilidade urbana. Entre as dez primeiras colocadas, quatro são do setor, inclusive o primeiro lugar, que ficou com a Toyota, como em 2011. A Honda ficou em terceiro lugar, a Volkswagen, em quarto, e a BMW, em décimo. Outras quatro estão na lista até o número 50.
A razão do destaque do setor automobilístico, segundo a Interbrand, é o investimento em eficiência energética e a redução da emissão de carbono. As indústrias de veículos teriam ganhado competitividade ao lançar muitos modelos de abastecimento alternativo, como os elétricos e os híbridos – o que não resolve, vale lembrar, a problemática da mobilidade e apropriação do espaço público das cidades pelo transporte individual.
No caso da Toyota, o relatório do ranking destacou a expansão do modelo Prius, o primeiro da marca e responsável pela sua imagem de “verde”. Este ano, a empresa também contabilizou uma produção de resíduos perto do zero em suas plantas de montagem americanas, além de ter erguido prédios com a certificação Leed.
Para formar a lista, a Interbrand considera a performance da empresa, a divulgação e a percepção dos consumidores. Também foi destaque o desempenho do setor de tecnologia, com grande representatividade na lista. A Hewlett- Packard, Panasonic, Dell e Siemens estão entre os top 10. Acesse a lista completa. .