PRATA DA CASA
Aoeronaves sem tripulação em ação
Uso de aeronaves não tripuladas já é comum na indústria bélica de vários países. Também conhecidas como “drones”, esses aparelhos são parecidos com aeromodelos, mas podem ser controlados a longuíssimas distâncias e carregam de câmeras a bombas. Por isso são um poderoso instrumento de mapeamento e espionagem. Só o Pentágono tem 7 mil drones aéreos em operação e está investindo bilhões em mais aparelhos.
Mas nem tudo é vantagem quando se trata de algo manipulado por controle remoto. Há riscos tanto de segurança quanto de privacidade para os cidadãos que vivem sob os aparelhos voadores. Ainda assim, a tecnologia foi apropriada para fins pacíficos de proteção ambiental.
No site de Página22, Regina Scharf, colunista da seção “De lá pra cá”, enumera uma série de boas iniciativas usando a praticidade das aeronaves não tripuladas. Uma delas é o Protei, uma versão de drone marinho alimentado por energia eólica. Dotado de uma “cauda” superabsorvente, o aparelho é usado para descontaminar áreas onde houve derramamento de petróleo. Leia a matéria completa e assista ao vídeo do Projeto Protei.
MUNDO A FORA
Epopeia de auroras
Após presenciar sua primeira aurora boreal, o fotógrafo americano Chad Blakley não parou mais de fotografar o céu noturno, principalmente quando o fenômeno acontece. Ele montou um site, o lightsoverlapland.com, para promover seu vídeo de 14 minutos. Lá estão compiladas 2 mil horas de gravações que fez de auroras boreais no Parque Nacional Abisko, no norte da Suécia, desde 2009.
Blakley orgulha-se de ter imagens totalmente livres de edição e correção de cores. “Acredito que você deva ver as auroras como eu vi, e me comprometi a compartilhar essa maravilha da natureza na sua forma natural”, escreveu no site.
Sessão pipoca
O site Films for Action listou 100 documentários para inspirar a mudança de paradigma de nossa sociedade, estimulando o progresso do tão falado desenvolvimento sustentável. Os títulos passam por clássicos como The Corporation, que critica o atual sistema econômico e a falta de ética das empresas, até filmes sobre permacultura. Também está na lista Inside Job, que ganhou o Oscar de melhor documentário em 2010 com uma análise para lá de ácida sobre os negócios especulativos que levaram à crise financeira global de 2008.
O único filme brasileiro da lista é Uma Verdade Conveniente: Soluções urbanas de Curitiba. Nele é apresentada a forma como a gestão pública local provou ser possível resolver as mazelas das grandes cidades de forma criativa e, melhor, usando pouco recurso financeiro. Os exemplos exibidos no documentário podem ser aplicados na maioria das metrópoles ao redor do mundo. Acesse pelo link.
VALE O CLICK
Eco canal
A EcovoxTV foi concebida pelo jornalista Humberto Mesquita
e pelo cineasta Jorge Bodanzky para ser uma mídia alternativa na web de conteúdo inédito e crítico. Em ecovoxtv.com estão pequenos documentários, reportagens e vídeos opinativos sobre questões ambientais e de direitos humanos. Em julho, por exemplo, foi ao
ar o depoimento de Rodrigo Portugal, representante da ONG SOS Amapá, sobre a especulação de Eike Batista no setor de mineração do estado.
Aniversário a milhão
Quem disse que notícias, serviços e novidades na temática da sustentabilidade não rende ibope? O portal Ciclovivo.com.br completou dois anos de vida na internet com um balanço positivo. Ultrapassando a marca de 1 milhão de pageviews, o site foi o único veículo de comunicação homenageado na Sessão Solene Dia do Meio ambiente, realizada pela assembleia legislativa do estado de São Paulo, em junho.
Mapa dos efeitos
A Nature Geographic Society fez um didático mapa com informações sobre os rumos do planeta com o aumento do aquecimento global. Entre os tópicos abordados estão listados ecossistemas, fontes de água potável, áreas costeiras e saúde, indústria e sociedade. Os mais curiosos podem consultar com mais detalhes o que cada país vai enfrentar com a elevação das temperaturas. Acesse no link.