Em uma área de mais de 260m², dez expositores irão apresentar as ações relacionadas à conservação da natureza que desenvolvem. O espaço também contará com arena para lançamentos de livros.
A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza promove de 24 a 27 de setembro, no Pavilhão Morton Mariz do Centro de Convenções de Natal (RN), a IV Mostra de Conservação da Natureza, evento paralelo ao VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC). A mostra reunirá dez expositores que irão apresentar as ações que empreendem na área ambiental e é aberta à visitação pública.
Serão expositores da IV Mostra de Conservação da Natureza: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Editora UFPR, Fundo Vale, Governo do Estado do Tocantins e Instituto Natureza do Tocantins, Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), O Eco, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná e Instituto Ambiental do Paraná, Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), e WWF-Brasil.
Além da exposição, a Mostra terá uma arena, com capacidade para cem pessoas, onde serão realizados painéis e lançamentos de publicações referentes à conservação da natureza.
Os lançamentos começam no primeiro dia da Mostra, quando a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) apresentará a obra “Gestão Participativa em Unidades de Conservação: uma experiência na Mata Atlântica”; e o WWF-Brasil, a obra “Gestão de Unidades de Conservação: compartilhando uma experiência de capacitação”. No dia 25, será a vez da Editora Fundação Brasil Cidadão lançar as publicações “Conservação da Natureza – e eu com isso?”, “Atlas de Icapuí” e “Guia de Plantas Visitadas por Abelhas na Caatinga”.
O Fundo Vale encerrará os lançamentos da Arena, no dia 26, com a série “Integração, Transformação, Desenvolvimento – Tema: áreas protegidas e biodiversidade”.
Além dessas atrações, a arena também terá três apresentações sobre a temática conservacionista. Em parceria com o Fundo Vale, a SPVS abordará a busca de resultados em conservação da natureza a partir de investimento privado. Em outros dois painéis, o Fundo Vale irá apresentar o uso dos recursos de compensação ambiental para a sustentabilidade de unidades de conservação e o turismo de base comunitária.
Também no campo da produção científica, a ONG União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) irá apresentar os resultados do World Conservation Congress 2012, um dos maiores eventos do mundo sobre proteção ambiental e que foi realizado de 6 a 15 de setembro, na Coreia. O evento contará com a participação da diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes, que participou desse congresso internacional.
Representantes do setor público também estarão presentes: o Instituto Ambiental do Paraná e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná apresentarão suas experiências com dois programas de conservação implantados no Paraná, o Bioclima e o Parque Escola. No âmbito nacional, o ICMBio abordará a implantação de trilhas como instrumento de manejo da visitação.