Em meio a um ciclone de notícias e discussões sobre os resultados da COP18/CMP8, aproveitamos para destacar, dentre diversas matérias, um breve resumo sobre dois temas específicos.
Elaboramos uma lista sintética com foco em números e datas sobre os temas a seguir:
Segundo Período de Compromisso do Protocolo de Quioto:
– 2013-2020: Período de comprimento
– Meta agregada: 18% abaixo dos níveis de 1990
– 2014: Possibilidade de revisão da meta para aumento da ambição (pelo menos de 25 a 40% abaixo dos níveis de 1990)
– Países com metas : Austrália, Belarus, Cazaquistão, Mônaco, Noruega, Suíça, Ucrânia e países membros da União Europeia.
Plataforma de Durban
– 2013: Identifica e explorar opções de ações que levem a medidas de mitigação mais elevadas com o objetivo de diminuir o emissions gap (http://www.unep.org/publications/ebooks/emissionsgap2012/) pré-2020. Constou na decisão uma forte preocupação com as atuais promessas de reduções de emissões que poderão comprometer os esforços para se evitar o aumento da temperatura em 2ºC.
– 2014: Com base na agenda de 2013, identificar atividades para o plano de trabalho de 2014.
Muitos outros temas merecem nossa atenção como, por exemplo, financiamento, adaptação, MRV e novos mecanismos de mercado. Assim, fica o link para acesso a todas as decisões tomadas na COP18 e CMP18: http://unfccc.int/2860.php
Confira como foi a participação das empresas brasileiras na COP no blog Empresas na COP. Também veja o trabalho desenvolvido pelo Observatório do Clima, que reúne organizações civis empenhadas com a questão climática, na conferência deste ano.
Guarany Osório, GVces