O Escritório da ONU para a Redução de Riscos de Desastres (UNISDR) aceita indicações até 28 de fevereiro para o Prêmio Sasakawa 2013 da ONU, voltado para a Redução de Riscos de Desastres e com apoio da Fundação Nippon do Japão.
O prêmio será dado ao candidato de projeto mais inovador sob o tema “Atuando como Um”, reflexão com base em um dos princípios mais importantes da redução do risco de desastres: o de que preparar as nações e comunidades para a resiliência frente a desastres é assunto de todos e precisa de participação de todos.
“O principal obstáculo para a prevenção de catástrofes é reconhecer que os desastres não são eventos que só acontecem, mas que eles são os cenários previsíveis que você tem que planejar. A questão chave é como as sociedades se organizam para mitigar os impactos. Até agora, neste século, mais de um milhão de pessoas morreram como resultado de desastres e sofremos mais de 1,3 trilhão de dólares em perdas econômicas. Há muito em jogo, em termos de vidas, empregos e propriedades”, diz a Representante Especial da ONU para a Redução do Risco de Desastres, Margareta Wahlström, chefe da UNISDR.
O vencedor será anunciado em 22 de maio de 2013 durante a quarta plataforma Global para a Redução de Riscos de Desastres – o encontro bienal global de profissionais da redução de desastres, em Genebra, Suíça. O premiado também recebe um prêmio de 50 mil dólares. Como se candidatar:
Para nomear um candidato, é preciso preencher o “Questionário para os que apresentam nomea