Prata da casa
Em meados de março, quando o Senado aprovava a PEC das Domésticas – Proposta de Emenda Constitucional que amplia os direitos dos trabalhadores domésticos –, nossa editora, Amália Safatle, alertava que “a mudança é mais profunda do que parece”.
No Blog da Redação de PÁGINA22, ela reflete sobre alguns dos desdobramentos da lei. Como será mais caro manter esse profissional, que ficará restrito aos lares de elites econômicas, postos podem ser perdidos. Por outro lado, isso trará maior oportunidade de aproveitamento dessa mão de obra em cargos mais qualificados. E o que a PEC das Domésticas tem a ver com a questão das mulheres, que cada vez mais conseguem espaço no mercado de trabalho?
“Tem a ver que o serviço doméstico, esperamos, não poderá mais ficar concentrado na mão feminina, seja esta a da empregada, seja a da dona da casa. Pelo aumento brutal no volume doméstico e com as mulheres trabalhando fora, as tarefas de casa terão de ser mais bem distribuídas dentro da própria família, com marido e filhos”, escreveu.
Às mulheres também caberá estabelecer condições para trabalhar: poder conciliar o cuidado com os filhos e a casa enquanto trabalham, utilizando-se de jornadas mais flexíveis. Com isso, em vez de aspirar à igualdade de condições e oportunidades nesse sistema patriarcal no qual vivemos, devemos – mulheres e homens – contribuir para “feminilizar” o sistema.
Mundo afora
DEBATE AQUECIDO
De tempos em tempos Al Gore lança uma empreitada para chamar atenção sobre os perigos do aquecimento global e como combatê-lo. Sua mais recente é o RealityDrop.org. O site é um misto de fórum
e jogo em que são postadas diariamente frases ou assuntos encontrados na mídia.
Em verde estão destacadas as afirmações consideradas verdadeiras (como: “O aquecimento global acelerou-se nos últimos 15 anos, confirma novo estudo”), que podem ser disseminadas por compartilhamento nas redes sociais e comentadas. Em vermelho, ficam frases que negam as alterações climáticas e podem ser combatidas (“Eco-Ansiedade faz aumentar alarmistas do aquecimento global”). O internauta também vota se concorda com o tópico ou não. Quanto mais interação, mais pontos.
SOLUÇÕES PARA TUDO
Para a criatividade não há limites. E, para nos saciar
de ideias, existe a internet. A página do Different Solutions
no Facebook é um depósito de sacadas irreverentes que vão desde a reforma
de móveis e decoração até roupinhas de bebê engraçadas, montagens e preparo de pratos rápidos e muita arte. Dessas postagens, boa parte é baseada na reutilização de objetos que iriam para o lixo ou já não têm qualquer utilidade. Algumas são ideias que você ainda não tinha tido, outras você jamais repetirá. Mas vale a pena visitar.
Vale o click
DICIONÁRIO ON-LINE
O que é autogestão, regulação social, direito adquirido, corporativismo ou capital social? Esses e outros significados
estão no Dicionário de Políticas Públicas, organizado pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É o primeiro do tipo no País e teve colaboração de vários autores especialistas nos assuntos tratados.
NO LUGAR CERTO
Quer descartar corretamente o lixo, mas não sabe onde? Acesse o sistema de buscas do eCycle.com.br, escreva seu endereço e o tipo de material que vai jogar (pode ser desde os comuns, como vidro, até eletrônicos, produtos químicos, lâmpadas e remédios). O site mostra os locais mais próximos que recebem o material. Também é possível descobrir onde doar objetos e roupas usadas.
SITE DE CARA NOVA
O Instituto Saúde e Sustentabilidade está com site novo desde março, com o objetivo de disseminar informações sobre o viver saudável em grandes cidades. Há uma biblioteca
com artigos, publicações e notícias sobre o assunto, entre outros serviços.