O Instituto Socioambiental (ISA) programou atividades e ações para agitar a Semana do Meio Ambiente que começa dia 3 e vai até 7 de junho. A ideia é divulgar a importância de valorizar as áreas protegidas como florestas, parques, reservas extrativistas, e áreas de uso especial como terras indígenas e terras de quilombo. Algumas dessas áreas são voltadas ao lazer, à pesquisa e à conservação. Outras, protegem territórios de comunidades tradicionais, preservando seu modo de vida e sua cultura.
Conferências (via Google Hang Outs) via internet, canais de vídeo, fotos e músicas relativas ao tema estarão no site. Participe dos debates, envie fotos, vídeo e músicas.
Confira a programação:
Debate Virtual – Hang Out:
3/06 – 15 h
ENERGIA E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
Essa conferência visa dar atenção aos impactos e efeitos de obras de infraestrutura (especificamente hidrelétricas) sobre áreas protegidas, bem como a projetos que ofereçam alternativas à geração de energia.
Moderador: Raul Silva Telles do Valle, advogado
Participantes: Belo Monte: Biviany Rojas, advogada e Marcelo Salazar
Projeto Cruvianas – Geração de energia alternativa: Ciro Campos de Souza, ecólogo
Brent Millikan, da International Rivers
04/06 – 15 h
CRIANÇAS E OUTRAS FORMAS DE APRENDER SOBRE MEIO AMBIENTE
Nesta conferência vamos discutir formas de educar para o socioambientalismo, por meio da produção de materiais didáticos e paradidáticos que não reiterem a separação entre povos e lugares, promovendo a diversidade das formas de pensar o tema transversal “meio ambiente”.
Moderadora: Paula Mendonça de Menezes, pedagoga
Participantes: Nurit Bensusan, do Biolúdica
Graziela Rissato, do Povos Indígenas no Brasil Mirim
07/06 -15 h
CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E AGROBIODIVERSIDADE
A ideia desta conferência é abordar como o conhecimento das populações indígenas e tradicionais sobre o ambiente e o manejo de espécies e paisagens contribuem à manutenção e aumento da diversidade.
Moderadora: Juliana Santilli, advogada
Participantes: Ditão ou Marcos Gamberini, agrônomo
Y Ikatu Xingu: Rodrigo Junqueira, agrônomo
Sistema Agrícola do Rio Negro: Carla Dias, Bióloga