O Investimento Social Privado (ISP) – alocação voluntária de recursos privados para o benefício público – é realizado, em grande parte, de forma mais intuitiva do que profissional. Doadores são bombardeados frequentemente por pedidos para atender a diferentes e urgentes necessidades intrínsecas de um País com tantos problemas sociais. Então, tomados pela emoção, colaboram de forma instintiva e imperativa, sem foco e sem um plano de gestão. Isso dificulta a efetividade do benefício, impede a avaliação de resultados e pode até desestimular novas doações. (Leia mais sobre Investimento Social Privado na matéria “Terceiro Ato”, da edição 73)
Nesse caso, o conhecimento do setor e a gestão profissional auxiliam significativamente que se alcancem os objetivos de transformação almejados. Pensando nisso, foi firmada a parceria técnica entre o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – IDIS e a Fundação Getúlio Vargas – FGV, culminando no curso Liderança e Gestão do Investimento Social Privado, a ser realizado entre agosto e dezembro deste ano, em São Paulo.
O curso objetiva ampliar e fortalecer as capacidades cognitivas e comportamentais dos participantes, desenvolvendo competências para liderar com profissionalismo e lidar com os desafios do investimento social privado, em seus níveis de governança e gestão da implantação de seus programas e projetos. A metodologia do curso inclui estudos de casos e painéis com especialistas, e irá proporcionar um intenso networking entre os participantes.
Serão 120 horas de aula que incluem temas como: investimento social na sociedade democrática, responsabilidade social individual e coletiva, o papel da sociedade civil, da empresa e do Estado, gestão organizacional, marketing de causa, políticas públicas, marco legal, mobilização e captação de recursos, entre outros.
O curso é destinado a empresários, membros de empresas familiares e de conselhos, executivos, consultores, gestores e profissionais com posição de responsabilidade e/ou de impacto em organizações que realizam filantropia e investimento social, tais como empresas, fundações, institutos e associações.
A coordenação do programa está a cargo de Marcos Kisil e Paulo Yazigi Sabbag. Marcos Kisil é Diretor-Presidente do IDIS, professor titular da USP e médico pela mesma universidade. Paulo Yazigi Sabbag é Doutor em Administração de Empresas pela FGV-EAESP e Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP. Professor da FGV desde 1988 e educador. O corpo docente será composto por professores da FGV e por profissionais do IDIS, bem como por convidados e palestrantes de renome nacional e internacional.
As inscrições vão até o dia 11 de agosto de 2013 (domingo), pelo link e as matrículas devem ser realizadas até 16 de agosto de 2013 (sexta-feira). Programa completo está nesse site.