Evento em Santos fomenta Inovação Ambiental. A cada quinzena, um tema é debatido entre organizações que utilizam o mar em suas atividades.
O MarCafé: Espaço para Inovação Ambiental é uma série de eventos que convida organizações da Baixada Santista para debater questões ambientais associadas às zonas costeiras e ambientes marinhos. Em um clima agradável e com estética própria, unindo café, culinária especial, música e questões históricas, o objetivo é gerar conhecimento que deve transformar-se em inovação ambiental.
O evento foi idealizado pelo Programa de Iniciativa para a Governança Ambiental (Ingá), do Instituto Maramar, um programa de Inovação Ambiental que atua em diferentes processos de licenciamento ambiental da cadeia de petróleo e gás e atividades portuárias. O programa visa aprimorar e direcionar recursos de forma mais inteligente para a conservação da sociobiodiversidade. Na execução de seus projetos, o Ingá busca estratégias para que medidas mitigatórias e compensatórias se tornem realmente eficientes. Pretende-se também contemplar tanto as demandas dos órgãos ambientais, como as demandas reais dos territórios costeiros.
Além disso, o Ingá se fundamenta na estruturação de uma plataforma de dados ambientais com empresas parceiras e órgãos públicos. A estratégia visa o compartilhamento de dados para o desenvolvimento da ciência e otimização dos estudos evitando sobreposições de coleta de dados obtidos na mesma área geográfica. Essas situações geram gastos desnecessários para o empreendedor e acúmulo de dados obsoletos em órgãos ambientais.
Pautado por esta atuação, doze temas do MarCafé foram escolhidos estrategicamente afim de apontar para um novo arranjo de trabalho para Governança Ambiental nos espaços costeiros e marinhos. Ao estabelecer este formato, espera-se que a atuação possa superar o excesso de burocracia e inovar junto às empresas e ao setor público. Espera-se também direcionar investimentos que valorizem a ciência e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades baseado na Economia da Conservação.
Para pré-inscrições, acesse o site do MarCafé.
Agenda:
18/07: Recuso Natural Comum: O mar
01/08: Serviços Ambientais
15/08: Bancos de Dados Ambientais
29/08: Estado Controlador e Estado Coator
12/09: Competição e Colaboração
26/09: Vamos juntar as peças
10/10: Mediação ambiental
24/10: Territórios costeiros e economia da conservação
07/11: Diversidade Cultural
21/11: Investimento Social Privado, Responsabilidade Social e Governança Corporativa
Os encontros podem ser acompanhados ao vivo no site.