Receita
Cheesecake de buriti
O Cerrado cobre 24% do território do Brasil – é o segundo maior bioma do País e ao mesmo tempo fronteira da expansão agrícola. Terra de gramíneas e árvores esparsas que, ao sentir os ventos da seca chegar, contorcem-se e ganham um ar de fragilidade. E também de resistência. Porque resistem ali 330 mil espécies da flora e fauna, sob constante ameaça. E há a espécie humana. Uns de pés descalços, outros engravatados no coração do Cerrado, também chamado de Distrito Federal.
É uma terra que de tudo dá. Inclusive delícias culinárias feitas com seus frutos, como os do buriti (ou miriti), da receita abaixo, retirada do site cerratinga.org.br. O site reúne informações sobre a diversidade dos biomas do Cerrado e da Caatinga com o objetivo de valorizar suas espécies e os pequenos produtores das regiões. Gostou da receita, mas não sabe onde encontrar o buriti? O site indica onde comprá-los.
Ingredientes
Massa:
1 pacote de biscoito de maisena
manteiga (até o ponto de massa)
Calda:
100g de doce de buriti
água filtrada
Recheio:
3 gemas
200g de ricota
200g de cream cheese
1 lata de leite condensado
3 colheres de sopa de maisena
raspas de limão
1 colher de chá de essência de baunilha
Como fazer
Massa: Triturar os biscoitos e adicionar a manteiga até obter o ponto de massa. Espalhar na forma de fundo falso de maneira uniforme e levar ao forno pré-aquecido a 180°C por 10 minutos.
Calda: Derreter o doce de buriti com água (o quanto achar necessário). Despejar sobre o recheio. Levar à geladeira por 3 horas. Recheio: Bater todos os ingredientes no liquidificador. Despejar na massa pré-cozida e levar ao forno por 25 minutos.
Montagem: Cobrir o fundo e as laterais e uma forma de fundo falso com as rodelas de rocambole, rechear com mousse de buriti. Deixar gelar até endurecer e desenformar.