Hoje, dia 20 de agosto, marca a data em que a humanidade esgotou todo o “orçamento ambiental” para 2013. Isto significa que o consumo de recursos naturais pela humanidade estourou a capacidade da natureza de prover estes recursos. Ou seja, para o resto do ano, a humanidade estará em déficit ecológico consumindo recursos que não serão recuperados e acumulando dióxido de carbono na atmosfera terrestre.
A partir de cálculos sobre a demanda global por recursos e serviços naturais e a sua disponibilidade total no decorrer do ano, a Global Footprint Network desenvolveu o Earth Overshoot Day, um dia que marca o momento em que a humanidade passa a viver além dos recursos que possui em um dado ano. Em 1993, este dia caiu em 21 de outubro. Uma década depois, ele se antecipou para 22 de setembro, e hoje caiu um mês antes, o que significa que a cada década estamos consumindo muito mais recursos naturais do que o que temos disponível.
Assim, os custos do desperdício ecológico pressionam cada vez mais a natureza, que não consegue se renovar nem prover o que é demandado todo o ano. Hoje é um dia para refletirmos sobre a forma que estamos desperdiçando os recursos naturais e sobre como podemos diminuir esta demanda e respeitar os limites da natureza.
Saiba mais sobre o Earth Overshoot Day.