Empresas conectadas com os fatores de competitividade de uma nova economia sabem que buscar somente a satisfação de seus consumidores e acionistas não é suficiente para alcançar o sucesso. É preciso estabelecer uma nova dinâmica nas relações com os públicos de interesse (stakeholders).
Um processo planejado, estratégico e de longo prazo de relacionamento com os diversos públicos que afetam e são afetados pelas empresas pode representar um importante passo na busca por conhecimento compartilhado, inovação em produtos, processos e estratégias, fortalecimento de vínculos, gestão antecipada de conflitos, fortalecimento da reputação e valorização da marca. Para tanto é necessário que este processo esteja integrado na gestão da empresa e voltado aos objetivos dos negócios.
OBJETIVO
Propiciar a reflexão e aprofundar conhecimento sobre os aspectos da gestão multistakeholders e o processo de engajamento.
– O propósito dos processos de engajamento de stakeholders e seu papel para a gestão sustentável e governança corporativa;
– Etapas fundamentais e referências metodológicas para o planejamento do engajamento de stakeholders que possam servir de base para o trabalho nas empresas;
– Compartilhamento de práticas empresariais.
CONTEÚDO
– Dimensões do engajamento de stakeholders;
– Metodologias de mapeamento e priorização de stakeholders;
– Fases do modelo de engajamento: etapas e princípios;
– Ferramentas e metodologias utilizadas em processos de engajamento;
– Matriz de materialidade e teste de materialidade;
– Casos empresariais de engajamento de stakeholders.
INSTRUTORAS
Marcia Bellotti – Psicóloga pela Universidade Estadual de Rio de Janeiro, Mestrado em Educação com Especialização RH pelo Boston University School of Education, Curso de avaliação de projetos sociais do CEATS/USP e em Gestão Sustentável da RSC pela Fundação Dom Cabral. Experiência profissional como gerente de recursos humanos na Unilever e na Shell Brasil. Atuação como coach de executivos e consultora organizacional por mais de 8 anos. Trabalhou na BSD em parceria com Beat Grunninger em projetos na Petrobras e na Congas. É instrutora do Uniethos desde 2005 e responsável pela elaboração de conteúdo e metodologia de oficinas de aprendizagem do Uniethos: Diagnóstico com Indicadores Ethos (curso aberto), Fortalecendo a RSE (para empresas associadas) e Indicadores Ethos para a Cadeia de Valor (para empresas conveniadas).
Tarcila Reis – Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela London University (2000/2001). Graduada em Economia pela FEA/USP (1996) e em Direito pela PUC/SP (1998). Possui formação em Stakeholder Engagement (AA 1000) pela Two Tomorrows, Londres, UK. Atuou em consultoria empresarial de fusões e aquisições em escritórios no Brasil, Espanha e Inglaterra e como consultora em sustentabilidade corporativa e responsabilidade social desde 2001. Foi gerente do Instituto Ethos, onde trabalhou de 2003 a 2007. Foi representante internacional do Instituto Ethos no desenvolvimento da ISO 26000. Foi membro do Conselho Internacional de Stakeholders da Global Reporting Initiative (GRI) e do Conselho Técnico da Revista Página 22, do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV/SP. É sócia fundadora da Angatu Consultoria estratégia para sustentabilidade. Foi sócia diretora da Ekobé de 2006 a 2011. É membro da Comissão de Estudos em Sustentabilidade do IBGC. É especialista da rede Uniethos.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais das áreas de responsabilidade social, sustentabilidade, recursos humanos, relação com fornecedores, relação com investidores, comunicação e marketing, que conduzem ou participam de processos de gestão de engajamento com stakeholders em suas empresas.
É necessário que os participantes inscritos no curso preencham um questionário prévio para a adequação das expectativas dos participantes.
SERVIÇO
Próxima turma: 16 e 17 de setembro de 2013
Duração: 16 horas (2 dias consecutivos)
Horário: das 9h00 às 18h00
Local: São Paulo, SP
Investimento: (para empresas não associadas ao Instituto Ethos)
Descontos: 10% para associados ao Instituto Ethos (R$ 1.197,00), 5% para inscrições em mais de um curso, 5% para grupos acima de 3 pessoas (Observação: descontos cumulativos)
Informações: entre em contato pelo e-mail lsilva@uniethos.org.br ou pelo telefone (11) 3897-2445. Horário de atendimento: das 9h às 18h, de segunda à sexta.