A partir do dia 17, a Matilha Cultural dá início à 5ª edição do Setembro Verde, projeto multimídia colaborativo com foco em temas políticos e socioambientais para o debate público e programação gratuita relacionada às artes, intervenções de ruas, cinema e oficinas. A edição desse ano tem como foco a resistência indígena no Brasil e as dinâmicas entre tribos e redes.
Apesar do impacto devastador da colonização, há hoje no Brasil milhares de comunidades indígenas, pertencentes a mais de 230 povos, que falam cerca de 180 línguas, de acordo com o Instituto Socioambiental. Essas comunidades se espalham por quase todos os estados, no campo e na cidade. Essa diversidade cultural também incorpora os conhecimentos tradicionais indígenas. Esses povos são os maiores conhecedores de nossa imensa biodiversidade e, ao conservarem suas terras têm muito a nos ensinar sobre o uso sustentável dos ambientes naturais.
Por conta disso, o Setembro Verde quer reforçar a resistência indígena e sua luta pelo direito à terra. Todo o espaço da Matilha será ocupado de maneira que possa lembrar o importante momento político e a crescente ameaça aos direitos constitucionais dos povos indígenas.