Os criadores do jogo “Celsius – o Desafio dos 2ºC”, Fabiano e José Onça, venceram a 32ª edição do “Concours de Jeux de Société de Boulogne-Billancourt”, o maior torneio de game design da Europa, promovido na semana passada em Paris.
A cada edição, até 200 criadores de jogos do mundo todo enviam suas criações para julgamento. A autoria dos jogos é mantida em anonimato para evitar qualquer tipo de apadrinhamento ou influência. A primeira bateria eliminatória seleciona 80 candidatos, que enviam seus protótipos para diversos testes de aplicação. Os dez finalistas são analisados por uma comissão internacional formada por membros da indústria de jogos na Alemanha, Espanha, França e outros, que finalmente escolhem quatro ganhadores – e nesse ano, o nosso jogo Shieldwall foi um dos vencedores do concurso. É a segunda vez que Fabiano e José Onça vencem este concurso em Paris.
No ano passado, a dupla criou o “Celsius” para a Plataforma Empresas pelo Clima (EPC), um jogo que propõe e incentiva a articulação de esforços corporativos em torno de iniciativas que reduzam as emissões de GEE, de forma a impedir o aumento da temperatura global em 2ºC, o índice apontado pelo IPCC como o limite para o aquecimento do planeta. O jogo é uma ferramenta inovadora para engajar profissionais e empresas em torno da problemática das mudanças do clima e da necessidade de atuação conjunta e articulada em prol de soluções para esse desafio. Saiba mais sobre o Celsius aqui.
Confira também o vídeo feito pela Revista Página22 sobre o jogo “Celsius – O Desafio dos 2ºC”
Fernanda Carreira