Pela primeira vez, quatro mulheres são as finalistas do principal prêmio de empreendedorismo socioambiental da América Latina e um dos mais concorridos do mundo –o Empreendedor Social, realizado desde 2005 pela Folha em parceria com a Fundação Schwab, correalizadora do Fórum Econômico Mundial. Na disputa estão Alice Freitas (Asta), Merula Steagall (Abrale/Abrasta), Regina Vidigal (Arte Despertar) e Sylvia Guimarães (Vaga Lume).
Já no Prêmio Empreendedor Social de Futuro, iniciativa exclusiva da Folha para revelar jovens líderes transformadores, são seis finalistas ligados a três organizações: Alessandra Orofino/Miguel Lago (Meu Rio); Alexandre Amorim/Diego Moreira/Luiz Ribas (Asid) e Tony Marlon (Escola de Notícias).
Os vencedores das duas categorias serão eleitos por um júri de especialistas (veja quadro) a partir de critérios como perfil, inovação, sustentabilidade e impacto social, entre outros.
Eles serão revelados no dia 21 de novembro, em cerimônia no Masp (Museu de Arte de São Paulo), com transmissão ao vivo pelo site da Folha e pelo UOL, com acessibilidade para deficientes auditivos e visuais.
No evento será anunciado ainda o ganhador da categoria Escolha do Leitor, na qual o internauta é quem elege o projeto preferido, a partir de vídeos de 60 segundos gravados pelos finalistas e disponíveis a partir de hoje na Folha, no site Empreendedor Social, e no UOL.
Ajude a escolher o vencedor. Vote no Empreendedor Social 2013.