Em mais uma aplicação do jogo Celsius – o desafio dos 2 graus* , com grupo de 20 alunos intercambistas do Programa de Mestrado Profissional da FGV, pudemos observar fatos bastante curiosos a respeito do comportamento e atitudes dos gestores frente ao desafio das mudanças climáticas. Três aspectos nos chamaram a atenção em especial. O primeiro diz respeito à diferença de atitude e posicionamento entre os gêneros: as mulheres se mostraram mais colaborativas e preocupadas com o futuro do planeta do que os homens. São elas que, no jogo, pressionaram os homens a serem mais altruístas, a pensarem no bem coletivo e a dialogarem mais entre si, focando na cooperação.
O segundo aspecto diz respeito a uma possível comparação com jogadores brasileiros que participaram de rodadas do Celsius no passado. O grupo de europeus foi mais consciente no que diz respeito ao seu papel como cidadão e gestor de empresas na articulação e influência de políticas públicas. Suas jogadas mostraram que entendem o papel crucial do governo na mudança para uma economia de baixo carbono e que têm o direito, o poder e a obrigação de participar da discussão política.
Por fim, o terceiro e curioso aspecto foi a tomada de consciência, ali, durante o jogo, de um dos jogadores: a constatação de que o sistema educacional que temos hoje em vigor, principalmente os das escolas de negócio, ainda operam na mentalidade do business as usual, reproduzindo o conhecimento e a formação de futuros gestores numa lógica que simplesmente não dá conta de atender os desafios da realidade atual. Por exemplo, os dilemas entre as decisões empresariais e as mudanças climáticas.
Sobre os resultados dessa aplicação: das quatro mesas, apenas uma foi capaz de manter o aumento da temperatura do planeta abaixo dos 2oC. Todas as outras não conseguiram reduzir as emissões e estouraram o termômetro! Isso nos mostra como ainda temos um longo caminho a percorrer…
Fernanda Carreira, com a colaboração de Mariana Nicolletti
Foto: Beatriz Kiss
* “Celsius – o desafio dos 2 graus” é um jogo desenvolvido pelo GVces em parceria com a Fabiano Onça Games com o objetivo de promover a reflexão a respeito dos papéis das empresas, cidadãos e governo na transição para a economia de baixo carbono e da importância da articulação entre esses atores. Saiba mais nesse vídeo e nesse post.