Os destaques do mundo da internet selecionados por PÁGINA22
Prata da Casa
A ilusão da igualdade
A cena é clássica no Dia Internacional da Mulher: empresas homenageiam suas funcionárias com flores, celebrando o espaço conquistado por elas na sociedade. Os dados, porém, rompem com essa ilusão: as mulheres ocupam apenas 13,7% dos cargos executivos das empresas questionadas pelo Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e Suas Ações Afirmativas, organizado pelo Instituto Ethos.
Ou seja, dentro das salas da diretoria e da presidência serão poucas as flores distribuídas. As mulheres podem até ser a maioria da mão de obra de algumas organizações, mas são predominantemente chefiadas por homens. Esse é um dos reflexos da extrema iniquidade que marca o mercado de trabalho brasileiro.
Na base da pirâmide social, um terço das mulheres recebe até um salário mínimo e estão mais sujeitas ao trabalho informal e à jornada dupla. Não à toa, “Igualdade entre os sexos e valorização da mulher” é a terceira meta dos Objetivos do Milênio, mas ainda está distante de ser cumprida. A melhora das condições de vida das cidadãs ajuda a quebrar o ciclo da pobreza e vem sendo adotada como estratégia de políticas públicas ao redor do mundo.
O governo federal, por exemplo, dá a titularidade do programa Bolsa Família às mães, como forma de promover a sua autonomia sobre as despesas familiares. Outro exemplo brasileiro é o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, que, desde 2005, auxilia organizações públicas e privadas a fortalecer e valorizar suas colaboradoras e reverter a desproporção entre mão de obra masculina e feminina.
Acesse a reportagem completa e confira exemplos de boas práticas de empresas. – por Carol Nunes
MUNDO AFORA
O QUE VALE A PENA
Todos os vídeos, textos e imagens do site Upworthy.com têm um objetivo claro: tornar-se viral. Mas todos esses vídeos, textos e imagens tratam de questões relevantes e, por isso, merecem mesmo atenção diante de tantos assuntos na internet sem tanta importância para a sociedade.
O site reproduziu, por exemplo, uma campanha tailandesa contra o fumo, em que crianças sensibilizam adultos; uma contra a ditadura da beleza, em que deficientes físicos viram modelos de manequins na vitrine; e tantas outras que instigam e mexem com o internauta que navega por lá. Como o site autodefine, seu conteúdo é “sensacional e substancial. Divertido e esclarecedor. Chocante e significativo”.
PARA INSPIRAR
O site estilosdevida.com.br abriga o movimento IOU. Seu objetivo é que, pelo portal, as pessoas compartilhem suas histórias de vida e, assim, gerem reflexões e questionamentos. Em um dos vídeos da seção “Cine Inspiração”, a chef Cíntia Dumiense conta como largou a profissão de publicitária para seguir uma paixão: a culinária. Por trás do movimento estão mais de 40 cofundadores de diversas organizações e setores da sociedade, entre eles Henrique Pistilli, empresário e bodysurfer. O site traz um desafio: quem postar a melhor e mais curtida história vai ganhar uma bolsa para o Programa Emerge – Construa seu Estilo de Vida.
VALE O CLICK
NÃO SÓ ALIMENTOS
Mais do que produtos culinários, o Farofa.la vende vivências de sabores. Há opções de alimentos (como geleias e molhos orgânicos), kits para cozinhar (espaguete artesanal, azeite da Serra da Mantiqueira, pesto orgânico e alho negro) e experiências na prática, como a oficina de degustação de queijo de cabra em uma fazenda em Joanópolis, na divisa leste de São Paulo com Minas, e a oficina de pães em uma “biopadaria”.
DA AMAZÔNIA
Desde o fim do ano passado, um grupo de jornalistas experientes e independentes alimenta semanalmente o site AmazoniaReal.com.br. Como o nome sugere, os artigos, vídeos, fotos e reportagens de cunho investigativo têm como prioridade assuntos ligados àquela região e seu povo. O resultado é uma mídia alternativa de qualidade.
VOZES DA PERIFERIA
O Observatório Popular dos Direitos Humanos é uma ferramenta para monitorar e cobrar políticas públicas voltadas para a periferia e para que a população denuncie abusos e violações de seus direitos. Tem entre seus colaboradores jovens com formação em direitos humanos e comunicação.[:en]Os destaques do mundo da internet selecionados por PÁGINA22
Prata da Casa
A ilusão da igualdade
A cena é clássica no Dia Internacional da Mulher: empresas homenageiam suas funcionárias com flores, celebrando o espaço conquistado por elas na sociedade. Os dados, porém, rompem com essa ilusão: as mulheres ocupam apenas 13,7% dos cargos executivos das empresas questionadas pelo Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e Suas Ações Afirmativas, organizado pelo Instituto Ethos.
Ou seja, dentro das salas da diretoria e da presidência serão poucas as flores distribuídas. As mulheres podem até ser a maioria da mão de obra de algumas organizações, mas são predominantemente chefiadas por homens. Esse é um dos reflexos da extrema iniquidade que marca o mercado de trabalho brasileiro.
Na base da pirâmide social, um terço das mulheres recebe até um salário mínimo e estão mais sujeitas ao trabalho informal e à jornada dupla. Não à toa, “Igualdade entre os sexos e valorização da mulher” é a terceira meta dos Objetivos do Milênio, mas ainda está distante de ser cumprida. A melhora das condições de vida das cidadãs ajuda a quebrar o ciclo da pobreza e vem sendo adotada como estratégia de políticas públicas ao redor do mundo.
O governo federal, por exemplo, dá a titularidade do programa Bolsa Família às mães, como forma de promover a sua autonomia sobre as despesas familiares. Outro exemplo brasileiro é o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, que, desde 2005, auxilia organizações públicas e privadas a fortalecer e valorizar suas colaboradoras e reverter a desproporção entre mão de obra masculina e feminina.
Acesse a reportagem completa e confira exemplos de boas práticas de empresas. – por Carol Nunes
MUNDO AFORA
O QUE VALE A PENA
Todos os vídeos, textos e imagens do site Upworthy.com têm um objetivo claro: tornar-se viral. Mas todos esses vídeos, textos e imagens tratam de questões relevantes e, por isso, merecem mesmo atenção diante de tantos assuntos na internet sem tanta importância para a sociedade.
O site reproduziu, por exemplo, uma campanha tailandesa contra o fumo, em que crianças sensibilizam adultos; uma contra a ditadura da beleza, em que deficientes físicos viram modelos de manequins na vitrine; e tantas outras que instigam e mexem com o internauta que navega por lá. Como o site autodefine, seu conteúdo é “sensacional e substancial. Divertido e esclarecedor. Chocante e significativo”.
PARA INSPIRAR
O site estilosdevida.com.br abriga o movimento IOU. Seu objetivo é que, pelo portal, as pessoas compartilhem suas histórias de vida e, assim, gerem reflexões e questionamentos. Em um dos vídeos da seção “Cine Inspiração”, a chef Cíntia Dumiense conta como largou a profissão de publicitária para seguir uma paixão: a culinária. Por trás do movimento estão mais de 40 cofundadores de diversas organizações e setores da sociedade, entre eles Henrique Pistilli, empresário e bodysurfer. O site traz um desafio: quem postar a melhor e mais curtida história vai ganhar uma bolsa para o Programa Emerge – Construa seu Estilo de Vida.
VALE O CLICK
NÃO SÓ ALIMENTOS
Mais do que produtos culinários, o Farofa.la vende vivências de sabores. Há opções de alimentos (como geleias e molhos orgânicos), kits para cozinhar (espaguete artesanal, azeite da Serra da Mantiqueira, pesto orgânico e alho negro) e experiências na prática, como a oficina de degustação de queijo de cabra em uma fazenda em Joanópolis, na divisa leste de São Paulo com Minas, e a oficina de pães em uma “biopadaria”.
DA AMAZÔNIA
Desde o fim do ano passado, um grupo de jornalistas experientes e independentes alimenta semanalmente o site AmazoniaReal.com.br. Como o nome sugere, os artigos, vídeos, fotos e reportagens de cunho investigativo têm como prioridade assuntos ligados àquela região e seu povo. O resultado é uma mídia alternativa de qualidade.
VOZES DA PERIFERIA
O Observatório Popular dos Direitos Humanos é uma ferramenta para monitorar e cobrar políticas públicas voltadas para a periferia e para que a população denuncie abusos e violações de seus direitos. Tem entre seus colaboradores jovens com formação em direitos humanos e comunicação.