Em meio a discussões sobre o abastecimento no país, novo curso aborda o planejamento do uso da água e seus reflexos econômicos, sociais e ambientais
Segundo o levantamento Atlas Brasil, dos 5.565 municípios brasileiros, 55% poderão ter déficit no abastecimento de água até 2015. Os dados da Agência Nacional de Águas (ANA), já em 2010, também apontavam para um cenário ainda mais delicado. A falta do recurso não reflete um problema pontual nem local: 47% da população mundial viverá em condições de alto estresse hídrico em 2030. Com foco na gestão e no uso apropriado desse elemento vital, o Centro Universitário Senac lança a pós-graduação Gestão de Recursos Hídricos. As inscrições podem ser feitas até 26 de fevereiro de 2015.
“O curso forma profissionais flexíveis, aptos a integrar equipes multidisciplinares para gerenciar e planejar os usos da água em bacias hidrográficas superficiais e subterrâneas, seus reflexos nas atividades econômicas e sociais das comunidades e nos aspectos ambientais envolvidos”, destaca a professora Silene Bueno de Godoy Purificação. Além disso, segundo o professor Jorge Luiz Silva Rocco, o egresso terá ampla compreensão dos papéis dos setores públicos, dos usuários e do terceiro setor, considerando a organização dos sistemas nacional e estaduais de recursos hídricos e sua interface com a política municipal de uso e ocupação do solo.
Conceitos de hidrologia e hidráulica, fundamentos do direito e da legislação, interface com gestão ambiental e de saúde, sistemas de informação e suporte à decisão no geoprocessamento, cobrança pelo uso da água e sua aplicação são alguns dos temas abordados em aulas, palestras, visitas técnicas e estudos de caso, assim como educação formal e informal para a sustentabilidade e métodos de redução de consumo e reutilização.
A primeira turma da pós-graduação Gestão de Recursos Hídricos tem início em março de 2015, no Senac Jabaquara. As inscrições estão abertas até 26 de fevereiro de 2015, pelo Portal Senac (www.sp.senac.br/posgraduacao).
A instituição atua há 25 anos no ensino superior com um histórico de quase sete décadas dedicadas à educação profissional de qualidade e reconhecida pelo mercado. O lançamento soma-se ao portfólio da área de meio ambiente, segurança e saúde no trabalho, que também oferta cursos técnicos e livres.