Será entregue nesta terça-feira (27) o Prêmio Empreendedor Sustentável 2015, uma iniciativa do Portal 1 Papo Reto (1paporeto.com.br), especializado em notícias sobre sustentabilidade. O prêmio foi criado como uma forma de valorizar o trabalho de famosos e anônimos, no Brasil e no exterior, que se dedicam a iniciativas sustentáveis destinadas a tornar o mundo melhor. A cerimônia de premiação acontece em São Paulo na sede da Samsung, patrocinadora do evento, no Morumbi (Zona Sul).
Ao todo, foram 50 projetos inscritos e avaliados por uma equipe de jurados que inclui Renato Meirelles, fundador do Data Popular, Antonio Matias, vice-presidente da Fundação Itaú Social e Marco Antonio Rossi, fundador da Mega Brasil Online.
Os premiados desta primeira edição são: Adriana Zveibil e Veronica Cassavia Diogo (Movimento Mooca Verde); Amanda Rahra e Nina Weingrill (ÉNois); Carlos Pedro da Silva, Elaine Ramos e Sila Vieira (Carteiro Amigo); Celso Athayde (Favela Holding); Dojival Vieira (Afropress); Durval Arantes (Intelectualidade Afro-brasileira); Elias Tergilene (Grupo Uai); Fábia Sacco (Observatório Social de Maringá); Flavio Masson (Rangri.com); Gabriel Silva (Ahimsa); Guilherme Lichand (MGov Brasil); Heloísa Assis e Leila Velez (Beleza Natural); José Vicente (Faculdade Zumbi dos Palmares); Julio Cesar de Barros (Hortas Cariocas); Maria Elena Pereira Johannpeter (Parceiros Voluntários); Marcelo Marinello (SOS Praias Brasil); Rodrigo Machado (Serviços Gerais); Rubens Bernardes Filho (Embrapa Instrumentação); Virgílio Viana (Fundação Amazonas Sustentável) e Wagner Gomes (Agência de Desenvolvimento Econômico Local).
“Para nós, tanto um empreendedor serial como o bilionário Elon Musk, criador do Tesla, o primeiro carro elétrico super-esportivo a ser produzido em série, quanto Bill Gates, que doou metade de sua fortuna para ser usada em programas e projetos destinados a desenvolver uma vacina contra malária e ebola, têm a mesma importância de três cariocas da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, que bolaram o projeto Carteiro Amigo, a primeira empresa criada em uma comunidade a se tornar franquia”, garante o jornalista Rosenildo Ferreira, fundador do 1PapoReto.
O Carteiro Amigo, citado por Ferreira, é uma iniciativa espalhada por 12 comunidades via sistema de franquia, que permite que moradores de porções não urbanizadas de favelas (locais sem Código de Endereçamento Postal) consigam receber suas correspondências.
“Atendemos mais de 20 mil pessoas que não têm acesso à internet, não têm nem CEP. O nosso trabalho começa quando o do correio termina”, resume Carlos Pedro da Silva, nascido e criado na Comunidade da Rocinha, onde o projeto começou há 14 anos. O sistema de franquia tem apenas um ano.
Outra iniciativa premiada é a Adel (Agência de Desenvolvimento Econômico Local), que presta assessoria a agricultores e forma jovens empreendedores em oito municípios do sertão do Ceará (CE), por meio de capacitação, crédito e formação de redes e arranjos produtivos locais.
“Estamos aqui tão distantes, no sertão do Ceará, e saber que chegamos tão longe, que a iniciativa é conhecida e reconhecida fora daqui é uma felicidade prá gente”, afirma o economista Wagner Gomes sobre a premiação. Filho de agricultores locais e um dos responsáveis pela iniciativa, ele diz que a Adel atende hoje 650 jovens empreendedores e cerca de 600 agricultores.