O histórico posicionamento do Vaticano, por intermédio do papa Fracisco e sua encíclica Louvado Sejas representa mais que a preocupação com esta casa chamada Terra e as formas de vida que nela habitam. Simboliza, também, a necessidade de unir as mais diversas crenças, ideias, pensamentos e posições em torno de uma causa comum.
A dimensão da crise ambiental e climática – que se soma à vertente social já abordada muitas vezes pela Igreja, sobretudo pelas suas alas mais progressistas – é tamanha que exige a superação de diferenças. Há, portanto, um espaço de intersecção e permeabilidade entre ateus e fiéis, seja com embasamento na razão, seja na espiritualidade. Mesmo porque há indícios de um maior respeito, por parte da ciência, a visões que englobam o conceito do sagrado, após séculos de cisão promovida pela Idade Moderna.
Página22 bimestral
Nos tempos de hoje, em que operamos cada vez mais em rede, há menos lugar para verdades absolutas, fechadas em si mesmas. E é usando este gancho da rede que gostaríamos de anunciar ao leitor uma novidade. A revista passará a explorar mais o universo digital a partir de agosto. Além de reformularmos o site, lançaremos um novo produto eletrônico que será publicado de modo intercalado com a edição impressa de Página22. Assim, a revista impressa passa, já nesta edição, a circular com periodicidade bimestral.
Não por acaso, estreia nesta edição uma série de artigos produzida pelo Farol Jornalismo, um observatório da imprensa dedicado a perscrutar as inovações e revoluções por que passa a comunicação nesta nova era digital.
Boa leitura!