POR FÁBIO RODRIGUES
Com a energia solar ficando mais acessível, um grande número de pessoas está tendo de se virar para descobrir se e quanto vale investir num sistema domiciliar de painéis solares. E naturalmente essa gente toda recorre ao Google. Para atender esse público, um grupo de engenheiros da empresa lançou o Project Sunroof (algo como Projeto Teto Solar).
O projeto aproveita dados que o Google já coletava – como endereços georreferenciados, modelamento 3D e imagens de satélites – para construir um mapa detalhado sobre quanta luz solar cada telhado recebe. O sistema olha inclusive para o histórico climático da região e o entorno de cada casa. Dessa forma, identifica o número de dias de tempo ruim ou sombras de construções e árvores vizinhas. Com base nisso, orienta quanta energia limpa é possível gerar a partir da energia solar e o quanto isso compensa do ponto de vista financeiro comparando os preços dos equipamentos e seu custo de instalação na região de cada usuário. E até mesmo qual a opção mais barata.
O serviço está disponível apenas nas cidades de Boston, Fresno e da região metropolitana de San Francisco. Mas o vídeo de lançamento do projeto (assista abaixo) fala que “em breve” o mapeamento incluirá todo o território americano e, possivelmente, o mundo.