POR ELAINE CARVALHO
ECODRONES
O Projeto Ecodrones Brasil, do WWF-Brasil, pretende viabilizar o uso de drones no Brasil para monitorar e proteger os recursos naturais. Um vídeo de 2 minutos explica como essa tecnologia beneficiou a África do Sul e como pode ajudar as nossas florestas.
MAIS APPS, MAIS ÁGUA
Com o Level Up+, cidadãos podem registrar vazamentos e desperdícios de água que encontram nas ruas. O aplicativo foi o vencedor do Hackathon Mais Sustentabilidade, que premiou projetos criados por jovens para amenizar a crise hídrica. Da iniciativa também surgiram os apps Mizu, jogo eletrônico para crianças, e Irriga-Ação, que calcula a água necessária para irrigar plantações.
CIDADE TAGUEADA
O site Viu.club é um mapa colaborativo onde os usuários compartilham fotos e impressões sobre pontos específicos das cidades. Criado por alunos da PUC Minas, propõe a construção coletiva de um banco de memórias positivas e de denúncias.
MUNDO AFORA
Madeira em 3D
Pesquisadores da Universidade de Tecnologia Chalmers, na Suécia, encontraram uma maneira de usar madeira como matéria-prima na impressão 3D, originando produtos biodegradáveis. Para isso, eles tiveram de mudar a consistência da fibra de celulose, tornando-a um líquido injetável. A descoberta mostra que o futuro dessa tecnologia pode ser mais amigável para o meio ambiente, pois proporciona certa libertação em relação à dependência do plástico e do metal no processo. Leia mais.
Tensão monitorada
Muitos aplicativos informam os usuários sobre como respirar corretamente para manter a calma, a concentração e o foco. O Spire diz exatamente quando fazer isso. Com a ajuda de um dispositivo que se prende ao corpo do usuário por um grampo, o aplicativo monitora zonas de tensão e avisa os momentos em que a melhor estratégia é parar e respirar profundamente para retomar o estado de relaxamento e controle. A conexão entre o dispositivo e o iPhone é feita por Bluetooth. O dispositivo custa US$ 149,95. Veja o vídeo: