“Ficamos cientes de que, onde a técnica se choca com as leis naturais, a natureza é que prevalece e domina. Acabamos com a ideia de que a terra é apenas fábrica de alimentos. A terra não é fábrica e não produz ilimitadamente.
Procuremos saber o que ela é capaz de produzir quando a tratamos carinhosamente. Peguemos nossa pá, perguntemos a nossa terra o que lhe está faltando e a antiga exuberância voltará aos nossos campos e a prosperidade aos nossos lares.”
O legado das 95 primaveras de Ana Maria Baronesa Primavesi mal caberiam em um livro. A editora Expressão Popular lançou, então, uma série que leva o nome dessa austríaca radicada em terra brasileira, considerada a referência no estudo de solos e em agroecologia. No país que ainda ostenta o primeiro lugar em consumo de agrotóxicos, a mensagem de Primavesi precisa ser todo o tempo semeada. Os trechos acima fazem parte da biografia que estreia a série, de autoria da geógrafa Virgínia Mendonça Knabben: Ana Maria Primavesi – Histórias de vida e agroecologia. Saiba mais em expressaopopular.com.br.