Imagine ser avisado pelo celular que as plantas do seu jardim ou horta estão precisando de uma certa dosagem de um certo nutriente. Esse aplicativo acaba de ser criado e ganhou o primeiro lugar no evento de tecnologia Hackathon Ekos: Mãos na Mata, promovido em março pelo Natura Campus em Belém. O Natura Campus foi criado em 2006 com o propósito de conectar instituições de ciência e tecnologia, pesquisadores, estudantes, empreendedores e agências de fomento para a geração de inovação disruptiva.
O projeto Clube Quintal Mágico, cuja ideia central é fornecer as sementes, os sensores para ficarem em meio às plantas e o aplicativo, foi apresentado no Hackathon por uma equipe formada pelos estudantes de engenharia de produção José Neto, Paulo Paciência e Marcela Porto, e pela publicitária Luiza Voll.
Segundo José Neto, a inspiração veio da ideia de conectar conhecimentos populares com novas tecnologias para a manutenção de um quintal. “Várias pessoas gostam de ter um espaço em casa para cultivar plantas, mas, com a correria do cotidiano, esquecem de cuidar delas”, explicou.
O evento reuniu ao todo 32 participantes para desenvolver protótipos que estimulassem a conexão das pessoas com a natureza. Outros sete projetos foram apresentados, entre eles um jogo de tabuleiro educativo que trabalha cheiros e texturas de frutos da Amazônia e de outros biomas, estimulando os participantes a adquirir conhecimentos sobre insumos naturais. Os vencedores ganharam uma impressora 3D.