Quando: 15 a 29 de Junho/2016
Onde: Programação em diversos locais
Filmes recentes de diversas partes do mundo abordando questões socioambientais voltam a ocupar as salas de cinema da capital paulista no mês de abril. A 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental traz mais de 100 filmes, com destaque para produções contemporâneas e inéditas no Brasil. São produções do Canadá, Alemanha, Turquia, EUA, China, França, Grécia, Itália, Israel, Índia, Reino Unido, Noruega, Bélgica, Luxemburgo, África do Sul, Quirguistão, dentre outros países.
O filme “O Céu e a Geleira”, mais nova produção do francês Luc Jacquet (diretor do aclamado “A Marcha dos Pinguins”), é um dos destaques da Mostra. Atração de encerramento do Festival de Cannes em 2015, o filme aborda a atuação do glaciologista francês Claude Lorius, cuja pesquisa com o gelo da Antártica ajudou a provar que o aquecimento global vem sendo provocado pela ação humana. Destaca-se também o filme Isso Muda Tudo, uma coprodução Estados Unidos/Grã-Bretanha baseada no livro da jornalista, escritora e ativista canadense Naomi Klein que tem como produtor executivo o mexicano Alfonso Cuarón (de Gravidade). Filmado ao longo de quatro anos em nove países e cinco continentes, o filme é uma tentativa épica para re-imaginar o grande desafio das alterações climáticas e tem direção de Avi Lewis, marido de Klein.
Clássicos do cinema francês, com assinaturas de Louis Malle, Robert Bresson, Jean Epstein, Jean Painvelé, Jacques Tati, Jean Rouch e Yves-Jacques Cousteau, compõem o Panorama Histórico deste ano, inteiramente dedicado a produções francesas. O Salário do Medo (1953), de Henri-Georges Clouzot, e Rien Que Les Heures (1926), de Alberto Cavalcanti, são alguns dos filmes programados.
A Competição Latino-Americana esse ano exibe 22 produções de 12 países da região, compondo um rico panorama de como diferentes nacionalidades sofrem com questões muitas vezes semelhantes, e como se organizam e reagem a transformações causadas pela exploração predatória de recursos naturais e seus danos socioambientais.
O homenageado do ano é o ambientalista brasileiro Paulo Nogueira Neto, considerado uma espécie de patrono do ambientalismo brasileiro.
Completam a programação o Circuito Universitário, a Mostra Escola e a competição Curta Ecofalante.
Os filmes são exibidos em salas do circuito de cinema de São Paulo: Caixa Belas Artes, Reserva Cultural, Cinemateca Brasileira, Centro Cultural São Paulo e Cine Olido. A programação é gratuita e se completa com uma série de debates com a participação de especialistas, diretores e convidados (confira abaixo a relação de debates e datas).