Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a BM&FBOVESPA abriu o pregão do dia de ontem (08/03) com o “toque de campainha pela igualdade de gênero”, uma campanha internacional liderada pela SSE – Sustainable Stock Exchanges com o apoio do Pacto Mundial, da ONU Mulheres, do International Finance Corporation (IFC) e da Federação Mundial de Bolsas (WFE).
O evento, que contou com a presença de funcionárias da BM&FBOVESPA, de empresas e instituições do mercado, também marcou a adesão da Bolsa ao Women’s Empowerment Principles (Princípios de Empoderamento Feminino, WEPs), uma iniciativa conjunta da ONU Mulheres e do Pacto Global com o objetivo de auxiliar o setor privado na promoção da igualdade de gênero no ambiente de trabalho, no mercado profissional e na sociedade. A BM&FBOVESPA é a primeira bolsa de valores signatária desses Princípios nas Américas e a sexta no mundo.
Em sua fala, o diretor-presidente da BM&FBOVESPA, Edemir Pinto, destacou os resultados do estudo How stock exchanges can advance gender equality, conduzido pelo SSE e lançado no começo desta semana. De acordo com este estudo, a economia mundial seria até US$ 28 trilhões maior em 2025 se não houvesse disparidade de gênero. “Nós não queremos esperar até lá, estamos trabalhando com determinação para que essa igualdade se materialize”, afirmou.
Para Denise Pavarina, diretora-executiva do Banco Bradesco e membro do Conselho de Administração da Bolsa, a diversidade e a igualdade de gênero nas empresas são pontos positivos e estratégicos com potencial de agregar valor aos negócios.
Ao contar um pouco sobre a própria carreira, a executiva ressaltou que a atitude individual também é fundamental para o crescimento da mulher. “Nunca me passou pela cabeça que ser mulher seria um impeditivo”, apontou Pavarina.
Além dessa preocupação no ambiente corporativo, as empresas precisam promover a igualdade de gênero com atenção especial para o “chão da fábrica” – as operárias. “Nosso olhar tem de ser voltado para esta mulher”, reforçou Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza. “Muitas delas saem às 5h da manhã de casa e voltam às 22h. E 60% delas são arrimo de família e precisam do seu trabalho”.
Índice de Sustentabilidade Empresarial 2017
Já nesta quinta (09/03), a BM&FBOVESPA lançou o processo 2017/2018 do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), com a apresentação do calendário de atividades de seleção da nova carteira, as novidades do processo para este ano e a pauta e a metodologia do ciclo de revisão do questionário.
Uma das novidades do processo para 2017 é o aprimoramento da ferramenta de transparência para acesso às respostas das empresas da carteira, por perguntas. Com o novo recurso, os usuários podem agora selecionar e comparar lado a lado as empresas cujas resposta desejam consultar.
O ciclo de revisão do questionário ISE começará com a realização de workshops públicos entre os dias 22 e 24 de março na FGV EAESP. Neste ano, além da revisão das perguntas existentes, também serão discutidos temas emergentes e de grande relevância para orientar a agenda das empresas e investidores em relação à sustentabilidade nos próximos anos.