A América Latina sediará um evento voltado para soluções que visem transformar os modelos mentais, de negócios e políticos, para reverter a mudança climática e, ao mesmo tempo, gerar valor e prosperidade. Trata-se da Conexão Carbono Zero: 1ª Feira Latino-americana Negócios Pelo Clima, que será realizada nos dias 11 e 12 de junho, no Maksoud Plaza, em São Paulo, na Semana do Meio Ambiente.
Serão dois dias de programação com palestras, painéis e rodadas de negócios. O evento contará com a participação de empresas, governos, investidores, formadores de opinião, pesquisadores e representantes da sociedade civil, com o objetivo de trocar experiências e firmar parcerias e negócios. Além disso, delegações de outros países, como Canadá, farão parte das discussões.
A 1ª Feira de Negócios Latino-americana é organizada pelo CDP, O Mundo Que Queremos e WWF-Brasil com o intuito de viabilizar um ambiente propício a novas experiências relacionadas à economia do clima, um espaço para estabelecer parcerias de valor para disseminar novos modelos de negócios, produção e consumo.
Programação
O primeiro dia de evento começará às 8h30 com o credenciamento e registro de participantes e terminará às 17h30. Pela manhã, a programação seguirá com o TED Talk e palestra sobre a nova economia, o painel “O Papel das Tecnologias na Nova Economia do Clima”, para discutir o potencial e casos de sucesso de redução de emissões por tecnologias de comunicação e informação, e o painel “Conexão Clima e Finanças”, em que haverá debate entre um climatologista e um profissional de finanças sobre riscos e oportunidades da mudança climática.
À tarde serão apresentados outros dois painéis: “Clima Bom Para Negócios” – soluções inovadoras para reverter a mudança climática e gerar prosperidade no âmbito de energia, transporte, uso do solo, e “O Futuro é Colaborativo” – debate entre representante da sociedade civil, de um governo local e de negócios sobre modelos de colaboração para dar escalar a inovação e novas oportunidades relacionadas ao clima.
No segundo e último dia da feira, as atividades começam com o TED Talk cujo tema é “Da vantagem competitiva para vantagem colaborativa: Tendências globais na gestão da cadeia de valor”. Ainda no período da manhã, haverá os painéis “Carbono, um Indicador de Produtividade”, sobre tendências e oportunidades na transição para uma nova economia em que o carbono se torna um indicador cada vez mais determinante de desempenho para organizações, estados, cidades e países, e “Economia Regenerativa”, para falar sobre desenvolvimento de novos produtos e serviços que contribuam para a reversão da mudança climática em colaboração.
O terceiro e último painel, “Investimento Privado em Infraestrutura Verde”, pretende debater os resultados do white paper sobre investimento do setor privado em infraestrutura verde e resiliente nas cidades: principais obstáculos a serem superados e oportunidades na América Latina. Tendo como encerramento do segundo e último dia de feira, a cerimônia de Lançamento do Índice CDP e reconhecimento dos destaques de empresas e cidades.
O evento é aberto a todos que se interessam pelo tema. Para se inscrever gratuitamente basta acessar o www.conexaocarbonozero.com.br e preencher o formulário disponível no rodapé da página. A programação completa também está disponível no site.
Sobre os organizadores:
O Mundo que Queremos é uma agência especializada em arquitetura de projetos e comunicação com foco em ativismo. Ajudamos organizações a montar campanhas e iniciativas de sustentabilidade, meio ambiente, educação e outras causas para transformar a sociedade e construir o mundo que queremos.
O CDP é a organização internacional que oferece o maior sistema de divulgação do mundo e engaja empresas, governos e investidores para integração de informações ambientais nas decisões de negócios e políticas.
O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira, apartidária e sem fins lucrativos que trabalha para mudar a atual trajetória de degradação socioambiental e promover um futuro onde sociedade e natureza vivam em harmonia. Criada em 1996, atua em todo Brasil e integra a Rede WWF (Fundo Mundial para a Natureza), presente em mais de 100 países.
Com uma visão integrada entre as lideranças de empresas, governos, sociedade civil, indústrias e entidades do setor, a feira busca trabalhar soluções e tecnologias que contribuam para redução de emissões do carbono e reversão do aquecimento global, considerando as oportunidades da nova economia do clima.