Inscrições vão até 31 de julho. Selecionados farão parte de uma rede diversa composta por 581 lideranças de 28 partidos
Estão abertas as inscrições para o 8° Processo de Seleção de Líderes da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS). Os interessados em integrar o Programa Líderes RAPS podem se inscrever pelo site www.raps.org.br até 31 de julho. O objetivo é selecionar políticos com mandato ou pessoas que pretendem se candidatar nos próximos anos, em todos os níveis de governo.
Os aprovados se juntarão a uma rede de 581 lideranças de todo o País e terão acesso à capacitação para a qualificação de sua atividade política. “A sociedade tem compreendido a importância de participar ativamente da política institucional. Queremos identificar mais lideranças comprometidas com esse ideal e ajudá-las a ter uma atuação relevante, baseada no diálogo e na construção de um futuro sustentável para o Brasil”, afirma Mônica Sodré, cientista política e diretora executiva da organização.
Pioneira no Brasil na formação e apoio de uma rede suprapartidária de políticos, a RAPS tem como missão construir, por meio da qualificação da atividade política, um país mais justo e sustentável, com desenvolvimento e qualidade de vida para todos. Sua principal plataforma é o Programa Líderes RAPS, que oferece aos selecionados capacitação com oficinas, workshops, palestras, debates e troca de experiências, a partir dos princípios do desenvolvimento sustentável – nas dimensões social, econômica e ambiental.
Além disso, a organização realiza encontros periódicos da rede para debate dos assuntos em pauta no Congresso Nacional, a partir da reflexão de especialistas com visões distintas sobre os assuntos. Em 2019, os temas prioritários são: educação, segurança, mudança climática e nova economia.
Os candidatos a integrar a RAPS passarão por um amplo processo de seleção, que inclui cinco fases: formulário e questionário iniciais; questionários de alinhamento com a Rede e dissertativo de viabilidade política; vídeo de apresentação pessoal; entrevistas com a comissão de seleção e uma averiguação jurídica e política.
O resultado final será divulgado em outubro. Em 2018, no mais concorrido processo seletivo da RAPS desde sua fundação, o número de candidatos chegou a 3.433 pessoas. Foram escolhidas 64 lideranças, de 18 estados e 19 partidos, sendo 53% de mulheres e 31% de negros e pardos, reforçando o compromisso da organização com a diversidade e a representatividade na política. Como resultado, a rede conta hoje com 581 lideranças de 28 partidos, sendo 134 em exercício de mandatos: 6 senadores, 26 deputados federais, 26 deputados estaduais, 2 deputados distritais, 54 vereadores, 2 governadores, 14 prefeitos e 4 vice-prefeitos.
Os requisitos de um (a) líder RAPS
Ser uma pessoa engajada politicamente e interessada em participar da política institucional; ser comprometida com princípios da ética, integridade, democracia, transparência e sustentabilidade; assumir o compromisso de contribuir para o aperfeiçoamento do processo político e da qualidade da democracia brasileira; comprometer-se a realizar as atividades de formação estabelecidas para o projeto Líderes RAPS; estar ciente e declarar a sua concordância com as normas relativas ao Código de Ética da RAPS (disponível em www.raps.org.br/biblioteca/
Sobre a RAPS
Fundada em 2012, a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade é uma organização suprapartidária que acredita na qualificação da política e na cooperação entre diferentes como ferramentas fundamentais para a construção de um país mais justo e sustentável, com desenvolvimento e qualidade de vida para todos. Por meio do Programa Líderes RAPS, a organização reúne, capacita e apoia lideranças políticas comprometidas com o diálogo, a transparência e o desenvolvimento sustentável. A rede de membros é composta por 581 lideranças, pertencentes a 28 partidos, do PSOL ao NOVO. Destes, 134 membros estão em exercício de mandatos em municípios, estados e no Congresso Nacional.