Primeira premiação no mundo a receber a chancela da Organização Mundial do Turismo (OMT), o Prêmio Braztoa de Sustentabilidadeé o principal reconhecimento em turismo sustentável no Brasil – tendo se consolidado como o único no País a lançar um olhar abrangente e integrado para todos os elos da cadeia produtiva nesse setor.
Acesse o Regulamento completo aqui.
Assista a vídeo do vencedor em 2018:
PARA INSCREVER SUA INICIATIVA, BASTA PREENCHER ESTE FORMULÁRIO.
Lançado em 2012 pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – Braztoa, o Prêmio conta com mais de 430 iniciativas inscritas e 79 premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil. Nesta oitava edição, o Prêmio redefine e simplifica todo o processo seletivo, além de lançar uma categoria exclusiva para a mídia, entre outras novidades.
O processo está subdividido em fases, de modo que o candidato somente investirá mais tempo na seleção na medida em que for sendo selecionado para as fases posteriores e tiver maior chance de vencer. Por exemplo, não haverá envio de documentos na 1ª fase, que apenas demandará de 30 a 60 minutos para ser preenchida. Os critérios também foram revisitados e estão mais objetivos, instrutivos e transparentes.
Com isso, a Braztoa visa catalisar a atuação responsável do turismo brasileiro, unindo o setor em torno do propósito da sustentabilidade em suas dimensões social, ambiental e econômica. Assim, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade tem como objetivo incentivar, reconhecer e dar visibilidade a iniciativas que se destaquem como as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional, contribuindo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.
Perfil buscado
O foco são iniciativas que representem as melhores práticas em sustentabilidade no setor de turismo. Dessa forma, os vencedores não são as empresas e organizações em sua totalidade, mas as ações sustentáveis em específico
Iniciativas participantes em edições passadas do Prêmio que tiveram melhorias e/ou ampliação no seu escopo de atuação poderão se reinscrever, desde que os novos diferenciais estejam devidamente detalhados
Não serão consideradas neste Prêmio iniciativas que sejam apenas ideias de indivíduos ou organizações, formalizadas ou não, sem histórico de atuação no campo do turismo.
Categorias do Prêmio
- • Associados Braztoa
- • Agências de Viagem
- • Meios de Hospedagem
- • Parceiros do Turismo
- • Mídia (novidade)
- • Academia – Menção Honrosa
Critérios gerais
- • Abordagem sistêmica em sustentabilidade
- • Turismo sustentável: relevância para o negócio + desenvolvimento local
- • Inovação
- • Abrangência do impacto e replicabilidade/escalabilidade
Fases
1ª FASE – Filtro conceitual – não será necessário o envio de nenhum documento
2ª FASE – Formulário detalhado
3ª FASE – Análise de documentos e seleção final pelo Júri
Premiação
As iniciativas vencedoras receberão troféu, certificado e visibilidade em diversos meios de comunicação e com um público altamente estratégico. Um vencedor ganhará uma bolsa de estudos de pós-graduação do Senac. Também será oferecido entre os vencedores um vídeo institucional pelo Ministério do Turismo.
Cronograma
- Encerramento do prazo para preenchimento do primeiro formulário: 9 de Agosto de 2019 (sexta-feira), às 17:59 (horário de Brasília).
- Aviso aos classificados para a segunda fase: 28 de Agosto de 2019
- Envio do formulário e documentos para segunda fase: 30 de Agosto de 2019 (sexta-feira)
- Encerramento do prazo para preenchimento do segundo formulário: 13 de Setembro de 2019 (sexta-feira), às 17:59 (horário de Brasília)
- O anúncio dos finalistas ocorrerá durante o 52º Encontro Comercial Braztoa e 47ª ABAV Expo, de 25 a 27 de setembro de 2019.
Dicas
- Acesse aqui o modelo do formulário e preencha-o à parte, salvando as respostas em seu computador. Isso facilitará caso haja algum problema tecnológico, por exemplo; Relembrando, o preenchimento do formulário deverá ser feito de uma só vez.
- Escreva de forma simples, objetiva e concisa para ampliar suas chances de ser selecionado;
- Não repita/duplique informações nas respostas. Não se preocupe: a avaliação será feita de forma integral: tudo o que for descrito em um ponto do formulário será utilizado para pontuar todos os demais critérios, quando cabível;
- Não deixe para a última hora a sua inscrição, evitando correr o risco de perder o prazo.
Júri
Alexandre Garrido (ABNT/Consultoria Sextante), Ariane Janér (Global Ecotourism Network – GEN), Chiara Gadaleta (Oortal Ecoera / Discovery Channel), Fernando Kanni (Horwath HTL), Helena Costa (UNB), Ronald Sanabria (Rainforest Alliance), Jéssica Kobaiashi (Senac), João Paulo Faria Tasso (UNB) e Gabrielle Nunes (Ministério do Turismo).