[SUSTENTABILIDADE SECRETA]
O jornal britânico The Guardian revelou em reportagem a existência de um movimento global de empresas que trazem inovações sustentáveis geniais aos seus processos de produção, mas optam por não divulgá-las ao público – é a chamada sustentabilidade secreta. Sabe-se, por exemplo, que uma indústria asiática está conseguindo produzir uma calça jeans com apenas um litro de água – em 2015, a marca mais famosa de jeans, a Levi Strauss & Co., calculou serem necessários 346 litros de água para fazer uma calça. Se você se interessou por esse jeans com baixíssima pegada hídrica, esqueça. Ninguém sabe quem é o fabricante.
O mercado de alimentos também tem vários casos de empresas que renunciam ao uso de pesticidas e fertilizantes artificiais e migram para produção orgânica sem que os seus consumidores fiquem sabendo, nem mesmo pelo rótulo. Por que as empresas que lideram práticas sustentáveis não divulgam essas iniciativas? Steve Evans, pesquisador na Cambridge University, acredita que esse comportamento decorre de uma percepção do público de que haveria algum tipo de desvantagem na introdução de práticas sustentáveis: redução na qualidade do produto ou aumento no preço da fabricação, ou ambos. Mais em bit.ly/2nGnnEw. – por Magali Cabral