As fotos deste Retrato são resultado de uma sondagem entre pessoas que a empresa de consultoria A Ponte Estratégia considerou pertencentes à nova classe média. Esse conjunto de novos consumidores é o ouro das economias emergentes e a tentativa foi conhecer um pouco mais quem são os “outrora pobres” que ascenderam na vida no Rio e em São Paulo. Munidos de câmeras, aos abordados foi pedido que fotografassem “coisas bonitas”: o bairro, a propaganda, o carro, a celebridade e outros itens que lhes chamasse a atenção.
Aí está. Bonitos são os santos, a praia, os animais, as crianças, as gostosas da propaganda, churrasquinho, cerveja, senhoras orientais.
O sócio-diretor da consultoria, André Torretta, notou que os objetos considerados bonitos são os de fácil acesso. Pessoas bonitas, para os entrevistados, são amigos e familiares, bem como o bairro bonito é onde se mora. No quesito celebridades, apareceram Juliana Paes, Beyoncé, Taís Araújo e a comida mais bela é aquela que vem com chantilly, cereja e pêssego, não necessariamente nessa ordem. As propagandas favoritas foram das Casas Bahia e de companhias de telefonia, ou seja, de itens cuja aquisição foi facilitada. Ao contrário do que se pensa, o repertório estético da baixa renda está mais ligado à realidade local que ao mundo vendido pela indústria da comunicação.