Com o apelo cada vez maior do “consumo consciente”, o ato de comprar vem deixando de ser apenas forma de reprodução das estruturas sociais reinantes e busca por status, para se tornar um instrumento de ação política, que incorpora valores como solidariedade e responsabilidade socioambiental.
A partir dessa concepção, o Grupo de Pesquisas Sociedade e Culturas de Consumo realiza o IV Encontro Nacional de Estudos do Consumo (Enec), no Rio de Janeiro, entre 24 e 26 de setembro, que terá como tema “Novos Rumos da Sociedade de Consumo?”.
O evento é realizado anualmente desde 2004, quando era chamado de Encontro Nacional de Antropologia do Consumo. Hoje, reconhecendo o aspecto interdisciplinar do tema, O Enec conta com a presença de palestrantes de diversas áreas como marketing, sociologia e comunicação.
Na programação incluem-se palestras e debates sobre consumo consciente, design sustentável, mídia e fan culture, entre outros. A iniciativa conta com o apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Universidade Federal Fluminense e da Escola Superior de Propaganda e Marketing.
As inscrições custam R$60 para estudantes de graduação e pós-graduação e R$120 para profissionais. Mais informações: enec2008@gmail.com