A proposta do projeto One Tonne Life (Vida de Uma Tonelada, em tradução literal) é demonstrar que é possível cortar drasticamente as emissões de gás carbônico sem ter de fazer voto de pobreza e ir se enfurnar em algum mosteiro budista no meio do Nepal.
Concebido por uma parceria entre as empresas suecas A-hus (casas), Vattenfall (energia) e Volvo (automóveis), o projeto selecionou os Lindell, uma simpática família formada pelo casal e seus dois fi lhos adolescentes para viver durante seis meses numa casa especialmente desenhada e equipada com tudo o que há de mais sofi sticado em termos de soluções para se levar uma vida de baixo carbono, sem precisar cortar tão fundo na carne.
Além de contar com um sistema de isolamento térmico e vedação de ar caprichado para manter a temperatura do interior estável, a casa também conta com painéis fotovoltaicos, aquecimento solar da água e um sistema inteligente que mede o consumo em tempo real e ajuda a descobrir formas de usar a energia de forma mais efi caz. Para completar, a família dirigirá uma versão elétrica de um dos modelos da Volvo. Mas o projeto não se resume ao uso de tecnologias economizadoras, os participantes também vão precisar fazer sua parte, ao escolher opções mais responsáveis na hora de ir às Compras e acompanhar ativamente seu gasto de energia.
A meta é derrubar emissões per capita dos Lindell das atuais 7 toneladas de CO2 para menos de uma tonelada ao ano. Acompanhe os resultados no site do projeto.