Por Carolina Derivi
O Caisse d’Epargne, um dos maiores bancos comerciais da França, prova que é possível promover os negócios e aumentar a transparência e a consciência socioambiental. Em junho, lançou o primeiro programa do mundo de selos de sustentabilidade em produtos financeiros voltados para o investidor individual.
O programa Sustainable Development Labeling of Banking Products mede o risco financeiro, bem como a responsabilidade social e o impacto sobre as mudanças do clima, das atividades ou de empresas que recebem recursos oriundos de fundos de investimento e de poupança. O selo classifica os produtos em cinco categorias para cada um de três tópicos.
No tópico “segurança”, a escala vai do risco de perdas do capital investido até aplicações em que o retorno financeiro é fixo. No tópico “responsabilidade”, a classificação considera compromissos contratuais e regulatórios e práticas observáveis, desde o uso de papel reciclado ou certificado até a participação, na carteira de fundos, de setores com acesso restrito ao mercado financeiro. E o tópico “clima” indica o nível de emissão de gases de efeito estufa, levando em conta o saldo total de energia, transporte e uso de materiais despendidos para elaboração e gerenciamento do produto financeiro.
O projeto foi motivado por uma pesquisa realizada entre os clientes do banco, em 2005, em que 42% dos entrevistados se disseram dispostos a investir em “fundos solidários”, mesmo que apresentassem menor expectativa de retorno financeiro.
Até o final de 2008, o Caisse d’Epargne promete expandir o uso do selo para outras famílias de investimentos, como empréstimos, seguros e serviços bancários em geral.