Prata da casa
Lugares melhores
Página22 acompanha com muito entusiasmo os movimentos de colaboração pela internet e suas infinitas possibilidades. Tanto que criamos, em nosso site, um espaço específico para isso. No canal Ciberação, você encontra diversas iniciativas que buscam ampliar a visibilidade de causas sociais e ambientais ou extrair o melhor da inteligência coletiva.
Este mês, destacamos a Intelligent Cities Initiative, projeto do National Building Museum, de Washington, nos Estados Unidos, em parceria com a revista Time e a IBM. A proposta é reunir um imenso banco de dados sobre como melhorar a vida nas cidades, seja nos meios especializados, seja com base na experiência de cidadãos comuns.
O grupo está realizando um survey mundial para entender que critérios as pessoas usam para escolher o local onde moram. Para participar, basta acessar a pesquisa (em inglês) e responder quais são os atrativos do seu bairro, sua cidade, e até do seu país.
“Essas informações nos ajudarão a entender como fizemos as coisas no passado, como estamos fazendo agora e quais as ferramentas e tecnologias que podem nos ajudar a tomar as melhores decisões sobre o que fazer no futuro”, afirma Susan Piedmont-Palladino, curadora do museu.
Além da pesquisa, os internautas também são convidados a enviar palpites em vídeo sobre questões específicas, como mobilidade e tecnologia das casas inteligentes em 2025.
Mundo afora
McLuhan 100 anos
Impossível passar incólume às comemorações do centenário de nascimento de Marshall McLuhan, que, do Departamento de Literatura da Universidade de Toronto, tornou-se um dos maiores profetas que a comunicação já anunciou. Não só por metaforizar o mundo contemporâneo sob expressões como “o meio é a mensagem” e “impacto sensorial”, mas por ter previsto, já nos anos 60, a conectividade global. Para reunir as centenas de comemorações que estão acontecendo este ano, foi organizado o site marshallmcluhan.com, que lista eventos em vários países, além de informações e vídeos sobre o professor canadense.
Fica também a dica de um site especial só com vídeos das entrevistas dele e de seus discípulos. Tem até mesmo a gravação em que McLuhan fala da famosa “aldeia global” e do dia em que o mundo seria uma só rede de conexões. Mais aqui.
O coletor de inspiração
O blog Brainpickings.org é um agregador de ideias e expressões artísticas da melhor qualidade. Os posts, bem articulados, costumam reunir pontos de vista de pensadores e artistas internacionais em torno de um tema específico. Abordam desde obras sobre o amor – com análises específicas no campo da psicologia ou mesmo da fisiologia – até questões existenciais como os motivos que nos fazem cometer erros na vida.
“O Brain Pickings é sobre inovação e autenticidade e todas aquelas outras coisas que se tornaram ordinárias ou fúteis, mas que não têm de ser”, enfatiza a idealizadora, Maria Popova.
No Twitter (@brainpicker), Popova é inspiração garantida. A seção Última desta edição nasceu de uma de suas indicações. O blog também distribui gratuitamente uma newsletter semanal – para surpresa, aos domingos. Só para manter o lúdico.
Vale o click
Parkour
Em tempos de desafio à mobilidade nas cidades, há quem tenta transpor o muro e se integrar ao concreto armado. No primeiro episódio da série de curtas Documentos Urbanos, que explora arte e cultura nas cidades, o brasileiro Zico Correa fala sobre o parkour, esporte francês que vem ganhando o mundo pela internet. O objetivo é mover-se de um ponto ao outro da forma mais rápida e eficiente possível, contando principalmente com a habilidade física. Bicho homem na selva de pedra. Assista ao lado.
Outras vias
Na via da mobilidade, o site fornece, além de mapas para os que querem se aventurar em pedaladas por São Paulo, uma série de artigos e resenhas de obras relacionadas ao assunto, coordenados pelo jornalista e ciclista Daniel Santini. No mês de abril, Santini falou sobre a sua viagem ao Irã, com uma série de curiosidades do país onde as mulheres são proibidas de andar sobre duas rodas.
Biblioteca Digital
Reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de várias épocas, acompanhados de informações em sete idiomas – inclusive em português. Lá é possível encontrar pérolas, como os mais antigos mapas da América e os primeiros textos impressos da história. Acesse aqui.