Por Flavia Pardini
O efeito multiplicador buscado pela revista Sorria está ao alcance de todos, especialmente nas festas de fim de ano, quando as relações de amor e amizade são reforçadas com presentes. Há opções para quem quer ver esses sentimentos direcionados não só às pessoas queridas, mas também ao mundo. E, de quebra, evitar presentear com mais um objeto que vai acabar afundado em uma estante.
Uma “assinatura” de um serviço de entregas a domicílio de alimentos orgânicos – o site Planeta Orgânico traz uma lista de fornecedores em todo o Brasil (http://www.planetaorganico.com. br/qvbras.htm) – dá saúde ao presenteado e multiplica-se em renda para os agricultores da região.
Outra opção é dar um pedacinho de floresta para alguém que se preocupa com a questão ambiental. No Instituto Uiraçu, por exemplo, é possível “adotar” um hectare de Mata Atlântica, ao contribuir para um fundo de conservação da Serra Bonita, um dos últimos fragmentos remanescentes de Mata Atlântica de altitude no Sul da Bahia. O Uiraçu é uma ONG que administra um complexo de Reservas Particulares do Patrimônio Natural na região (http://www.serrabonita.org.br/contribuir.html).
Para um presente na forma de doações a organizações ou projetos sociais, um primeiro passo pode ser doar um pouco de tempo para decidir qual delas vai receber. O pontapé pode ser uma busca na internet, onde a Wikipedia, a enciclopédia colaborativa, também aceita doações (http:// wikimediafoundation.org/wiki/Donate/WaysToGive/pt).