Com enfoque no aproveitamento da energia solar para aquecimento de água, a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento e a UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, realizarão o CB-SOL – Congresso Brasileiro de Aquecimento Solar e a EXPOSOLAR – Feira e Exposição de Equipamentos de Aquecimento Solar.
No evento, serão discutidas por especialistas nacionais e internacionais e representantes do Governo e da indústria, questões centrais da atual transformação vivida pelo setor. Em plena expansão, os SAS – Sistemas de Aquecimento Solar conquistam desde residências das classes A e B até as moradias populares das companhias habitacionais e do Minha Casa, Minha Vida. Registra, também, presença mais freqüente em empreendimentos industriais, comerciais e de serviços, que utilizam água quente.
O Brasil possui ótimos índices de insolação e já são mais de 30 os municípios com leis solares, com exigências e incentivos à adoção de práticas de eficiência energética. Vários projetos que aproveitam o sol para aquecimento da água serão apresentados no CB-SOL por entidades e empresas que os financiam, como os Programas de Eficiência Energética e de Pesquisa e Desenvolvimento do Setor Elétrico (ANEEL e concessionárias).
As indústrias fabricantes de SAS vão discutir questões relativas à ampliação da sua capacidade produtiva, geração de empregos verdes e a preparação da mão de obra para atendimento à ampliação do mercado, na busca de redução de custos e preços, mantendo-se a qualidade dos produtos, etiquetados pelo Inmetro. Está em estudo a compulsoriedade da ENCE – Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, nos próximos anos, para todos os produtos dos sistemas de aquecimento solar. O assunto será debatido depois do CB-SOL, no dia 11, em seminário aberto às empresas do setor.
Paralelamente ao congresso será realizada no Royal Palm Plaza Hotel Resort, a EXPOSOLAR – Feira e Exposição de Sistemas de Aquecimento Solar, evento gratuito, com estandes de fabricantes e fornecedores que apresentarão seus produtos e serviços. Na Praça José Bonifácio, no centro de Campinas, haverá uma exposição aberta ao público, apenas no dia 10 de novembro, das 9h às 17h, com demonstração de equipamentos e experiências de aplicações da energia solar.