A Beraca é uma empresa brasileira que comercializa matérias primas de origem natural para indústrias de cosméticos, farmacêuticos e de alimentos para mais de 40 países. Dentre seus clientes estão nomes como L’Oréal, Aveda, L’Occitane, Kiehls, Tarte e Teadora.
Em 2000, a empresa criou o Programa de Valorização da Sociobiodiversidade (PVSB) que abrange os estados do Pará, Amapá, Amazonas, Maranhão, Piauí e Minas Gerais.
A empresa já mantinha práticas isoladas com relação à sustentabilidade desde a década de 1990, Incentivadas pelo seu fundador Ulisses Sabará. No entanto, sentiu uma necessidade de reuni-las em um Programa mais estruturado, dando origem ao PVSB.
A iniciativa atua por meio de um sistema de multistakeholders, organizando estrategicamente a cadeia produtiva de insumos naturais, investindo em capacitação e treinamento, repartição de benefícios e investimentos sociais, além da transferência de tecnologia para melhorias estruturais. Seus resultados alcançam o envolvimento de mais de 1.600 famílias, aproximadamente 6.400 pessoas em 105 núcleos comunitários durante o programa.
Desde seu início, já foram mais de 8 milhões de reais em compra de produtos como frutos, sementes e óleo bruto das comunidades locais nos biomas brasileiros. Os produtos orgânicos são comercializados a um valor que chega a ser 30% mais alto em comparação às opções convencionais, estimulando assim as boas práticas e auxiliando no aumento de renda média das comunidades.De acordo com o especialista em Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa da Beraca, Thiago Terada, o comprometimento está presente do nível estratégico ao operacional. “Queremos acabar com o departamento de sustentabilidade, este será um valor já permeado dentro de todas as áreas da empresa”, afirmou Terada durante a quarta oficina de Inovação em Desenvolvimento Local.
Em parceria com equipe da Columbia University e USP, a Beraca está em fase de desenvolvimento de um modelo de avaliação de seu Programa, que traga indicadores de melhoria na renda das comunidades, diminuição do desmatamento nas regiões contempladas, entre outros, para que possa acompanhar, replicar e divulgar – influenciando outras empresas e até mesmo políticas públicas – a partir de suas ações.
Milene Fukuda