Garoto de 15 anos revoluciona o mercado de doces ao criar opções 100% naturais e tradicionalmente saborosas
O chocolate é um alimento de aprovação unânime – ou pelo menos quase. É difícil resistir àquele pedacinho de pecado que começa sólido e ao mesmo tempo cremoso entre os dedos, derrete na língua e enche a boca – e depois, o corpo todo – de um prazer calmo e intenso.
O principal problema que esse doce nos traz é a sua carga nutricional. Repleto de calorias, açúcar e gordura saturada, é o vilão da boa alimentação. Mas e se houvesse um chocolate que fosse isento de ingredientes artificiais, conservantes e tivesse bem menos açúcar? E o principal: se ele fosse tão saboroso quanto os convencionais?
Foi pensando em associar sabor e saúde que a empresa americana chamada Unreal Candy reinventou algumas das guloseimas mais vendidas no país: M&M’s, Snickers e Milky Way. Não há pudor em assumir a imitação, até porque o objetivo da marca é justamente oferecer o mesmo sabor, mas com muito mais qualidade nutricional.
A Unreal usa apenas ingredientes naturais, até mesmo para colorir as bolinhas de amendoim cobertas com chocolate. Não há, portanto, conservantes, gordura trans ou qualquer componente de origem geneticamente modificada. Em cada porção há 40% menos açúcar do que nas receitas das marcas originais e mais fibras e proteínas.
Todo o leite vem de fazendas que não utilizam antibióticos nem hormônios nas vacas. Além disso, a empresa apoia as comunidades agrícolas fornecedoras de ingredientes e não contrata as que de alguma forma causam desmatamento.
Quem pensa que o resultado dessa empreitada são doces pouco atrativos se engana. Testes cegos mostraram que até crianças preferiram as porções da Unreal. O preço também se iguala ao das outras marcas e as embalagens são modernas e sofisticadas. O que os criadores queriam era justamente reinventar os doces e oferecer “comida de verdade” sem perder o prazer que eles oferecem.
“Não dizemos para você comer uma barra de granola em vez de comer uma barra de chocolate porque, mesmo comendo a de granola, você ainda ia querer um doce”, disse Adam Melonas, em entrevista à rede de televisão Fox.
EMPURRÃOZINHO PATERNO
O australiano Melonas é um dos sócios da empresa e chef de cozinha há 15 anos. Ele participou do processo de criação das receitas da Unreal, mas a ideia veio de um americano de apenas 15 anos. Dois anos atrás, o pai de Nick o proibiu de comer as guloseimas arrecadadas no Halloween, porque não faziam bem à saúde. O garoto quis provar que o pai estava enganado e pesquisou na internet sobre os seus doces proibidos. Surpreso com as informações nutricionais, teve de dar o braço a torcer à zanga paterna. A insatisfação, então, passou a ser com a indústria alimentícia e o jovem teve a ideia de criar chocolates que fossem mais saudáveis.
A partir daí, o êxito da empreitada teve por trás a ajuda do pai de Nick, Michael Bronner, um milionário e empreendedor de sucesso. Ele convidou e convenceu Adam Melonas a ir aos Estados Unidos e se tornar sócio da futura empresa. Hoje, o chef não tira o mérito da iniciativa de Nick e diz que, desde a primeira vez que conversaram, percebeu muita maturidade no garoto, o que foi crucial para aceitar a proposta.
A Unreal foi, então, lançada em 2012 com um time de executivos experientes vindos de empresas como Procter & Gamble, Kellogg, Google e Godiva. Entre os apoiadores estão celebridades que fizeram comerciais, como o ator Matt Damon, o cantor John Legend, a modelo Gisele Bündchen e seu marido, o jogador de futebol americano Tom Brady.
Os doces da Unreal ganham cada vez mais público e espaço nos Estados Unidos – estão disponíveis em mais de 30 mil postos de vendas. A empresa, no entanto, ainda não é lucrativa. Mas, como costuma ocorrer em todo negócio que vem da geração Y, tem na sua base uma missão social. Nesse caso, oferecer chocolates gostosos e que não colaborem com doenças como diabetes e obesidade – algo relevante em um país em que 35,9% dos adultos e 17% das crianças e adolescentes são obesos.
A peça-chave da empresa, segundo Adam Melonas, foi tornar os doces mais saudáveis sem que se perdesse o prazer de comê-los. “Nossos produtos ainda são uma indulgência, um prazer, mas buscamos oferecer um produto melhor”, disse à Fox. Afinal, se tanta gente ama doces, já era tempo de termos um doce que também gosta de nós.