Uma pesquisa levantou as dez principais tendências para a economia e o mercado consumidor do mundo todo
Uma pesquisa da empresa Euromonitor International levantou as dez principais macrotendências no mercado consumidor em nível global nos próximos cinco anos. Entre as previsões está uma população mais velha e urbana, mais conectada em aparelhos móveis, mas com dificuldades econômicas.
A pesquisa destacou o aumento da classe média como um dos principais efeito do crescimento dos países emergentes. Essa população está cada vez mais exigente e sofisticada e, assim, a oferta de produtos precisará atender a esse público. Ao mesmo tempo, segundo o documento, permanecem desigualdades sociais ocasionadas principalmente por salários desproporcionais.
O envelhecimento da população – devido à maior expectativa de vida e à menor taxa de natalidade – é uma das tendências e também deve colaborar com disparidades econômicas, uma vez que a força de trabalho ativa diminuirá (como já se observa na Europa) e os gastos públicos com saúde vão aumentar. (mais sobre o assunto na reportagem “Envelhecer”, da edição 56)
A perspectiva da Euromonitor para os jovens de países que enfrentam crises econômicas, como Grécia e Espanha, não é muito otimista. O desemprego não deverá estar resolvido em meia década e eles continuarão desiludidos. Hoje, metade dos jovens com menos de 25 anos está sem trabalho nesses países.
Sobre os avanços tecnológicos, a tendência é de que as pessoas acessem a internet mais por dispositivos móveis, como celulares e tablets, do que pelos computadores. E, como cada vez mais as pessoas se conectam e interagem pelas redes sociais, a Euromonitor aconselha que grandes empresas tenham como prioridade estratégias de marketing e contato com os consumidores via web.