Projeto Células de Transformação tem inscrições abertas para quinta edição até dia 26 de março
Projeto trabalha com protagonismo social para um desenvolvimento local sustentável em três comunidades da zona norte de São Paulo
Pensar a mudança por meio dos sonhos, deixando de lado a ideia de agir a partir dos problemas que devem ser resolvidos; acreditar nos potenciais criativos e descobrir a capacidade realizadora pessoal e coletiva: esse é o combustível que move o programa Células de Transformação. Assim, em territórios caracterizados por exclusão social, política e econômica, cria-se uma rede integrada de núcleos de cidadãos protagonistas, onde multiplicadores do projeto e moradores das comunidades, juntos, são capazes de ultrapassar as barreiras que os impedem de ser mais e de agir sobre sua própria realidade.
Para realizar isso, duas vezes por ano uma nova turma de multiplicadores passa pelo Percurso de Protagonismo Social. Primeiro, uma formação em quatro módulos, que possibilitará o contato com diversas metodologias e ferramentas colaborativas como teatro social — inspirado no teatro do oprimido, de Augusto Boal –, pedagogia dos sonhos, pesquisa-ação participativa, dragon dreaming, entre outras. Depois, uma experiência prática, por no mínimo três meses, um processo contínuo e integrado de autoconhecimento pessoal, desenvolvimento de grupo e atuação na comunidade.
A quinta edição do projeto será realizada no período de abril a julho de 2013 em São Paulo. Os interessados podem acessar mais informações e se inscrever gratuitamente pelo site do projeto. Serão escolhidas 30 pessoas para participar.
Premiado pela ONU em 2007, como proposta inovadora para o desenvolvimento sustentável, o Células de Transformação é desde 2011 um Projeto de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP). Hoje, atuando em três comunidades da zona norte da cidade (Pery Alto, Complexo Habitacional Lidiane, no Bairro do Limão e Jardim Guarani), além de um núcleo na Escola Pública Amenaíde Braga de Queiroz, e outro no bairro de Sesmaria, Ubatuba; torna-se uma proposta viva e eficaz de processos de empoderamento e construção coletiva de um mundo mais ético, autêntico, verdadeiro e solidário.
Mais sobre o projeto: www.celulasdetransformacao.org
Informações para imprensa e interessados: cdt@moverjuntos.org