O Brasil terá um sistema que registrará dados anuais sobre os níveis de emissões de gases que provocam o aquecimento global, da mesma forma que ocorre com a divulgação de taxas de desmatamento na Amazônia.
A novidade foi divulgada pelo consultor do Ministério do Meio Ambiente, Tasso Azevedo, em entrevista ao site O Eco, e pode ser apresentada ainda em 2009.
Segundo Azevedo, devem entrar no registro diversos setores, dentre eles o de transportes, de geração de energia e desmatamento. O registro permitirá o conhecimento público e o planejamento de políticas contra as turbulências do clima com base em dados atualizados periodicamente. Ainda bem, já que o último inventário brasileiro usa como base o ano do tetra e o segundo, que deve ser lançado este ano, têm dados apenas até o ano 2000.
O governo também encomendou ao Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) um estudo sobre as emissões que serão provocadas com a implementação da infraestrutura planejada em planos oficiais como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).